• Diferentes pontos da cidade continuam sem o fornecimento de energia elétrica e água; situação se arrasta desde sábado

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  • 22/11/2023 15:20
    Por Manoelle Rocha

    Problemas no fornecimento de água e energia elétrica em diversos pontos de Petrópolis continuam sendo registrados nesta quarta-feira (22), quatro dias após a forte chuva que atingiu a cidade e deixou várias localidades sem os serviços essenciais.

    De acordo com a legislação, o prazo para a normalização no fornecimento destes serviços é de 24 horas.

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    Várias manifestações foram realizadas nos últimos dias reivindicando a normalização do fornecimento de energia e de água.

    Falta de luz

    No Centro da cidade, na Rua Presidente Kennedy, por exemplo, a falta de luz começou após o temporal do último sábado e continuou até a manhã desta quarta-feira, segundo moradores.

    Saiba mais: Manifestações por falta d’água e luz acontecem em Petrópolis na manhã desta segunda

    “Estamos sem luz desde sábado à noite. Já ligamos várias vezes, a Enel aparece na rua, mas nada de resolver o problema. A comida da geladeira estragou toda”, informou a moradora Yasmim D’Agostino.

    Os moradores da Rua Guilherme Blezer, no Bingen, relatam que a energia estaria sendo fornecida em apenas uma fase após as chuvas do final de semana.

    “Desde sábado, após as chuvas, estamos apenas com o fornecimento de energia em uma fase, que só acende a luz do teto de alguns cômodos. Estamos sem energia para geladeira, para usar o chuveiro e os alimentos foram perdidos. Abrimos reclamação na Enel, mas depois não tivemos mais nenhum contato por parte deles”, disse o morador Leandro Kronemberger.

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    No Trono de Fátima a mesma situação é relatada.

    “Estamos sem energia total. O Trono, mais duas casas e uma pousada estão sem luz. Estou com 12 protocolos de atendimento e só dizem (Enel) que vem, mas não aparecem”, declarou o morador, Rogério de Paula.  

    Falta d’água

    No bairro Santa Mônica, em Itaipava, os problemas com o fornecimento de água tiveram início no dia 16 de novembro e continuavam até esta manhã, segundo moradores. Eles acrescentam, também, que esta não seria a primeira vez que o local fica sem o serviço.

    “Nós fizemos um abaixo assinado, entregamos para a Águas do Imperador, pois estamos com problemas no fornecimento de água já tem um tempo. De quinta-feira até hoje a situação ficou complicada, a água acabou e ainda não voltou. Um calor insuportável, vários moradores ligando para abrir reclamação no SAC da concessionária e a situação continua a mesma”, declarou o morador Fabiano Borba Rosson.

    Problemas recorrentes nas últimas semanas

    Na segunda-feira (20), a Tribuna noticiou sobre manifestações de moradores de diferentes pontos do município cobrando o restabelecimento destes serviços. Algumas das localidades foram Duchas, Floresta, Pedro do Rio, Estrada do Gentio e Araras.

    Na semana passada, em Madade Machado, a população também realizou uma manifestação devido à falta d’água. Na ocasião, os moradores informaram que uma escola não conseguiu atender aos alunos, por conta do problema.

    Com a palavra, as concessionárias

    Enel

    A Enel Rio informou que “se solidariza com cada um de seus clientes que ficaram sem energia nos últimos dias e pede desculpas pelos transtornos causados após as fortes chuvas e ventos registrados na noite de sábado (18)”.

    Segundo a empresa, mais de 99% de todos os clientes afetados pela tempestade na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado, no entanto, não informou quais localidades continuam sem o serviço. A Enel destacou que segue atuando nos atendimentos finais de sábado (18) e em ocorrências originadas nos dias seguintes à chuva.

    De acordo com a concessionária, o evento climático, com chuva, fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia, e que cerca de 900 equipes estão atuando na área de concessão da distribuidora para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes.

    Águas do Imperador

    A concessionária informou que a bomba que atende a região do Santa Monica foi danificada por conta das frequentes quedas de energia na localidade. O equipamento foi substituído na manhã desta quarta-feira (22) e a previsão é de que o abastecimento esteja normalizado entre o dia de hoje (22) e a madrugada desta quinta (23).

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