• Dicas para usar bem a parcela do 13º Salário

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/09/2018 16:00

    O professor, contabilista e administrador Carlos Afonso, que também é autor do livro Organize suas Finanças e Saia do Vermelho, oferece algumas dicas de como utilizar, conscientemente, o pagamento desta primeira parcela do 13º salário:

    Quite as dívidas: para aqueles que possuem algum tipo de dívida, esse é um ótimo momento para amortizá-la ou quitá-la. Se possível, dê preferência às dívidas mais caras, ou seja, cuja taxa de juros é mais elevada.

    Planeje-se para o final do ano: se você está com as contas em ordem, então outra boa possibilidade é começar a se planejar para o final de ano, época em que as despesas costumam se avolumar e os preços de alguns itens aumentam consideravelmente.

    Programe sua viagem: se você pensa em viajar no final do ano, prepare-se com antecedência, de modo que não pese no bolso. Quanto antes decidir pela viagem, maior será o prazo de pagamento (parcelamento), ou então, com dinheiro na mão, o poder de negociação aumenta e você pode conseguir um excelente desconto no pagamento à vista.

    Adquira as lembrancinhas de final de ano: em vez de deixar tudo para última hora, aproveite para comprar ao longo desses últimos meses do ano, as lembrancinhas de Natal que você oferecerá a familiares e amigos. Isso colaborará na diluição das despesas.

    Leia também: Liberação da parcela do 13º não anima o comércio

    Leia também: Fazenda concede isenção de IPTU a idosos

    Leia também: Projetos culturais garantem mais qualidade de vida a pessoas da terceira idade

    Últimas