• Dia Nacional do Homem terá mutirão de ações de conscientização ao cuidado com a saúde masculina

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/07/2021 09:07
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Nesta quinta-feira, dia 15 de julho, é celebrado o Dia Nacional do Homem. Neste ano, o tema escolhido pela Área Técnica de Saúde é “Homem em Movimento: Visando o cuidado Integral da Saúde”. No próximo sábado, dia 17 será realizado o dia D, em que as unidades de saúde do município realizarão um mutirão de atendimento das 08h às 16h, com ações de conscientização e exames voltados ao cuidado da saúde masculina. Desde o último sábado (10) estão sendo realizados atendimentos, e as atividades acontecerão até o dia 24.

    O objetivo da ação é fortalecer a importância do cuidado integral do homem, abordando assuntos como disfunções sexuais, infecções sexualmente transmissíveis, câncer de pênis e de próstata, ressaltar a importância da atividade física e do autocuidado, e fortalecer o pré-natal do parceiro. Serão também disponibilizados testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, Glicemia Capilar, mensuração de peso e altura para cálculo de IMC, atualização do cartão vacinal, orientações sobre planejamento familiar e vigilância nutricional do homem.

    “A valorização da saúde do homem é de extrema importância. Realizar exames periodicamente e buscar informações são alguns dos cuidados básicos. O Programa de Saúde do Homem no município tem desenvolvido ações de promoção e prevenção a saúde de destaque no Estado”, ressaltou o secretário de saúde, Aloisio Barbosa.

    A unidade de saúde da Posse deu início as atividades no último sábado (10) e também realizará ações no dia 17. Nesta quarta-feira (14), a equipe do Bataillard e a de Pedras Brancas realizaram atendimentos. Já nesta quinta-feira (15), as unidades do Vila Rica, Nova Cascatinha e Itaipava estarão de portas abertas durante todo o dia para receber o público masculino. A equipe de Machado Fagundes fará atendimentos no dia 16, na sexta-feira.

    O mutirão de atendimentos no próximo sábado (17) será realizado nas unidades de saúde dos bairros: Araras, Águas Lindas, Dr. Thouzet, Alto da Serra, Vale do Carangola, Alto Siméria, Retiro, Secretário, Amazonas, Lajinha, Vale das Videiras, Meio da Serra, Boa esperança, Primeiro de maio, Estrada da Saudade, Fazenda Inglesa, Moinho Preto, São João Batista, Castrioto, Santa Trindade, São Sebastião, Morin, Vila Felipe, Castelo São Manoel, Itamarati, Independência, Quitandinha, Bonfim, Itaipava, e no Centro de Saúde. No dia 24/07, a unidade do Menino Jesus completará as ações referentes ao Dia Nacional do Homem.

    Últimas