• Dia Nacional da Saúde

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/08/2019 10:15

    O Dia Nacional da Saúde foi comemorado ontem, no aniversário do médico, sanitarista, cientista e prefeito de Petrópolis no ano de 1916, Osvaldo Cruz. A data é um momento de reflexão, principalmente sobre a educação sanitária. Tem o objetivo de despertar a população para a importância da saúde preventiva. Algo emblemático, principalmente em nossa contemporaneidade. Mas questiono: Se o mártir desta data estivesse vivo, como ele observaria a Petrópolis de hoje?

    Por mais que a nossa cidade tenha caminhado a passos largos, principalmente comparada a outros municípios do Estado, nas melhorias nas áreas da saúde e sanitária, ainda há muito a ser feito. Principalmente quando observamos o nosso atual cenário, com hospitais e postos de saúde, em muitos casos, abandonados pelo poder público.

    A saúde não tem que ser tratada como um gasto, algo que gera despesas. Ao meu ver, a saúde precisa ser tratada como um investimento, é o resguardo a nossa população. Uma cidade saudável é símbolo de progresso, de desenvolvimento e de capacidade para construir o futuro.

    O município pode ter dados positivos em muitos aspectos, mas temo que o abandono e a sobrecarga do nosso sistema público de saúde possa ser um sinal de regresso. Infelizmente, ainda falta muito para termos um município que realmente seja dos sonhos de Osvaldo Cruz.

    Outro aspecto que ele observaria com preocupação, são os boatos relacionados a saúde. Se naquele tempo ele enfrentou a revolta da vacina, hoje também existem muitos boatos e informações falsas sobre a saúde sendo compartilhadas nos meios virtuais. Uma preocupação deste século, que se assemelha muito com o que foi enfrentado naquele tempo.

    Mas é importante destacar o que pode ser feito para mudar, por completo, a forma de pensarmos a saúde. Neste mandato, enquanto membro permanente da Comissão de Defesa da Saúde, acredito que hospitais e postos com boas estruturas, investimentos em saúde preventiva, em esportes, investimento nos profissionais, com remunerações adequadas e em dia, podem ser os passos para esta transformação tão necessária.

    Também é uma preocupação gigantesca a condição dos bairros atualmente, muitos têm poucas informações e acabam vivendo em condições preocupantes. Seja pelo excesso de lixo, seja pela falta de uma manutenção e estrutura de esgoto.

    Além disto, ainda é falho o investimento em saúde preventiva. Seja por intermédio das atividades físicas, nas informações para a população e na estrutura urbana. É necessária a criação de uma nova consciência em relação ao tema. Saúde não se trata, simplesmente, de atender aqueles que, por ventura, tenham alguma enfermidade. Mas é, também, a criação de um meio propício para uma sociedade saudável.

    Enfim, acredito que esta data é de grande importância para analisarmos o que somos hoje. Como os avanços tecnológicos mudaram a nossa forma de ver o mundo e de vivê-lo. Mas também é um momento de reflexão: Será que estamos caminhando para uma sociedade saudável e com boas condições de saúde?

    Enfim, espero que, no futuro, tenhamos sim a estrutura que a nossa cidade clama. Que o abandono não seja algo normal, que os salários dos profissionais estejam em dia e que todos nós possamos nos orgulhar do nosso sistema público de saúde.

    Últimas