• Dia Nacional da Mamografia é celebrado em fevereiro e especialista ressalta a importância do exame no diagnóstico precoce

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Data foi celebrada no último domingo, dia 5 de fevereiro

    08/02/2023 11:09
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    No mês de fevereiro é celebrado o Dia Nacional da Mamografia, e a data visa reforçar a importância do exame que ajuda a diagnosticar precocemente algumas doenças. Segundo a sociedade brasileira de mastologia, 40% das brasileiras não realizam o exame há mais de três anos, o que é um sinal de alerta para a saúde delas.

    A mastologista do Hospital Santa Teresa, Roberta Furtado, explica que a mamografia é um exame radiográfico feito nas mamas com o objetivo de detectar precocemente o câncer de mama e que os principais tipos de alterações encontrados no exame são calcificações e nódulos.

    Ela ressalta ainda que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o rastreamento deve ser realizado anualmente em mulheres assintomáticas de risco habitual. A partir dos 40 anos até os 74 anos.

    “A mamografia é o único exame que apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. Ela tem o objetivo de identificar alterações suspeitas nas mamas de mulheres que ainda não apresentam nenhum sintoma”, afirma a mastologista.

    Sobre o autoexame, Roberta Furtado explica que ele é importante para a mulher conhecer o seu corpo. Contudo, ela destaca que o autoexame não é recomendado como forma de rastrear o câncer de mama e, portanto, não pode substituir a mamografia.

    “Atualmente promovemos a conscientização da saúde das mamas, onde a mulher deve olhar, palpar e sentir suas mamas no dia a dia. Toda mulher, independentemente da idade, pode conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas e assim, ficar alerta para um sinal ou sintoma suspeito de câncer de mama”, completa a médica.

    Outro ponto lembrado pela especialista é que a mamografia pode ser realizada com segurança em quem tem implantes ou próteses de silicone e o exame não precisa de preparo para ser realizado. Recomenda-se apenas que as mulheres não utilizem cosméticos nas mamas e axilas no dia do exame, como hidratantes, desodorantes, talco e demais.

    Últimas