• Dia Mundial sem Tabaco terá programação no Centro de Saúde

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/05/2022 10:42
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Área Técnica do Programa de Tabagismo do Centro de Saúde, promove nesta terça-feira (31), uma programação especial em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco. Com o tema ““Tabaco: Ameaça ao Nosso Meio Ambiente”, a programação vai contar com palestras sobre os danos à saúde e ao meio ambiente no polo centralizador do programa (que funciona no Centro de Saúde) e também nos postos que contam com Estratégia de Saúde da Família (ESFs).

    O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre o impacto ambiental do tabaco, desde o cultivo, passando pela produção, a distribuição e os resíduos. “Além disso, o tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças, principalmente o câncer. A Organização Mundial da Saúde afirma que o ato de fumar deve ser considerado uma pandemia e precisa ser combatido”, frisa o prefeito Rubens Bomtempo.

    Atualmente, três grupos estão sendo acompanhados pelas equipes de apoio a aqueles que precisam de ajuda para parar de fumar. Os interessados em participar do programa devem se cadastrar no Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As reuniões acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 9h. Às terças, os encontros são realizados às 14h. Também é oferecido horários extra, às sextas-feiras, às 18h.

    “Além do acompanhamento com o grupo e do adesivo de nicotina que é disponibilizado aos pacientes, também fazemos a orientação psicológica e o encaminhamento médico quando necessário. E estamos retomando o atendimento também nos postos que contam com Estratégia de Saúde da Família”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

    Segundo o Ministério da Saúde (MS), o tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% por câncer de pulmão, 25% por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema e 25% por derrame cerebral.

    Últimas