• Dia Mundial do Livro: Palácio Itaboraí promove feira cultural

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/10/2017 14:10

    Na próxima quarta-feira (25), a Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, unidade especial da Fiocruz em Petrópolis, vai comemorar o Dia Nacional do Livro com programação cultural diversa e gratuita no Palácio Itaboraí. Ao longo do dia, haverá feira de doação e troca de livros, contação de histórias e teatro. O evento tem o apoio do Projeto Livro em Movimento, da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP da Fiocruz.

    “Nosso papel é promover a saúde e isso nos guia em todas as nossas atividades. Ao promover mais um evento em comemoração ao Dia Nacional do Livro, aberto ao público, nosso propósito é contribuir com o acesso não só aos livros propriamente, mas também ao ambiente de encantamento, de criatividade, de bem estar que eles podem proporcionar”, comemora Felix Rosenberg, Diretor do Fórum Itaboraí.

    Dia Nacional do Livro 

    Celebrada anualmente em 29 de outubro, em todo o Brasil, a data homenageia a fundação da Biblioteca Nacional, instituída no Brasil em 1810 pela coroa portuguesa. A Biblioteca fica na cidade do Rio de Janeiro e é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País. Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira, possuindo um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo. 

    A participação de grupos para as sessões de contação de histórias (duas sessões, às 8h30 e às 9h30) e de teatro (duas sessões, às 10h e às 14h30) podem ser pré agendadas pelo telefone 2246-1430. Informações também podem ser obtidas pelo site www.forumitaborai.fiocruz.br, pelo email forumitaborai@fiocruz.br e www.facebook.com/forumitaborai. O Palácio Itaboraí fica na Rua Visconde de Itaboraí, 188, Valparaíso. 

    Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí – BLFI

    Inaugurada em 23 de janeiro de 2015, abrange assuntos relacionados à Determinação Social da Saúde; Botânica; Plantas Medicinais; Literatura Nacional e Internacional, entre outros. Por ser uma biblioteca nova, seu acervo está em constante crescimento. Atualmente, conta com aproximadamente 4.000 itens registrados e disponíveis para pesquisa e empréstimo. Além disto, disponibiliza computadores com internet e profissional qualificado em pesquisa e acesso a documentos e artigos completos nos principais bancos de dados nacionais e internacionais.

    Além de duas edições anuais da Feira de Doação e Troca de livros (uma em abril, homenageando o Dia Nacional da Literatura Infantil, e outra em outubro, em homenagem ao Dia Nacional do Livro), a BLFI possui em sua programação diária o “Leia, Doe e Compartilhe”, programa que tem como premissa estimular a leitura, o desenvolvimento social e intelectual, através da disponibilização de livros em caixotes distribuídos pelas áreas internas e externas do Palácio Itaboraí, que podem ser adquiridos de maneira livre e gratuita; e o “Cine Itaboraí”, apresentação de filmes desenvolvidos pela VídeoSaúde (Fiocruz) aos grupos escolares que visitam o Palácio Itaboraí.


    Últimas