• Dia Mundial de Combate ao Câncer: Médica do CTO fala sobre prevenção, tratamento e a importância do diagnóstico precoce

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Estimativa do Inca aponta 704 mil novos casos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025

    04/02/2023 08:16
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Dia Mundial de Combate ao Câncer é lembrado neste sábado, 4 de fevereiro. A data é um alerta para questões de prevenção e chama atenção também para o diagnóstico precoce, uma vez que identificar a doença em fases iniciais é fundamental para o sucesso do tratamento e a cura.

    Especialista do Centro de Terapia Oncológica (CTO) de Petrópolis, Carla Ismael chama a atenção para os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que estimam 704 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2023-2025 no Brasil. Entre os tumores mais incidentes estão: o de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.

    “O câncer é uma doença que, embora maligna, se diagnosticada a tempo e tratada corretamente é curável. O câncer não é uma doença definitiva e, mesmo com a metástase, a pessoa pode ser tratada e ter qualidade de vida durante esse processo. O que a gente precisa é tirar esse estigma em torno da palavra câncer para que as pessoas não tenham medo do diagnóstico e possam ter acesso ao tratamento em fases iniciais.”, ressalta Carla.

    Carla Ismael destaca que tanto mulheres quanto homens devem estar atentos aos exames de rotina, como mamografia, no caso das mulheres, e o PSA, no caso dos homens, além da colonoscopia para ambos os sexos a partir dos 50 anos de idade. Com relação a prevenção, a especialista reforça a importância de manter um estilo de vida saudável.

    “É muito importante a vida que a pessoa leva. Então, é preciso atenção para a necessidade de praticar atividades físicas, que podem ser caminhadas, corridas, natação, além de cuidado com a qualidade da alimentação, não exagerar no consumo da carne vermelha, comer frutas e legumes e monitorar o excesso de peso. O tabagismo também deve ser evitado, porque o cigarro é um grande causador de diferentes tipos de câncer. A mensagem então que a gente deixa é que, se você fuma, comece a avaliar e pensar em ter uma vida mais saudável.”, conclui.

    Últimas