• Dia Mundial da Saúde e Nutrição: Alimentação correta pode ajudar na recuperação de pacientes com câncer

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/03/2021 15:56
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    No Dia Mundial da Saúde e Nutrição, celebrado nesta quarta-feira (31), especialistas chamam a atenção para a importância do consumo de alimentos saudáveis que pode fazer a diferença para a saúde da população em geral. No entanto, para um grupo especial, os pacientes em tratamento de câncer, profissionais chamam a atenção para os cuidados que podem resultar na melhora da qualidade de vida e consequente recuperação. Neste contexto, o acompanhamento de um nutricionista é estrema relevância.

    No dia que se comemora a data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para chamar a atenção para hábitos alimentares saudáveis, as nutricionistas Ângela Baptista e Aline Wiskutzki, que atuam na Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), explicam sobre a importância do direcionamento na dieta, para um melhor resultado nos tratamentos.

    “A alimentação correta é de suma importância no tratamento oncológico e tem fundamental relevância na resposta do paciente durante a quimio e radioterapia. Diante da forma que o corpo reage a esses tratamentos, é desenvolvida a dieta, que acaba sendo muito individual. É bastante comum que se desenvolvam respostas mais agressivas como náuseas, vômitos e diarreias, o que exige orientações nutricionais mais específicas”, detalha Ângela.

    As nutricionistas orientam que a alimentação de pessoas com câncer deve ser saudável, porém em alguns casos, itens que costumam ser consumidos tradicionalmente, podem causar náuseas e diarreias, como no caso da carne vermelha, leite e frutas ácidas, que aumentam a chance de mucosite, que são feridas na boca. O direcionamento nutricional antes de iniciar o tratamento, ajuda o paciente a diminuir esses efeitos colaterais.

    “Às vezes a alimentação fica muito prejudicada com a quimio e radioterapia. Durante o tratamento, algumas substâncias causam efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreias, e mucosites, afetando a qualidade de vida desse paciente que não consegue se alimentar. Precisamos nesse período até usar outros meios para repor as energias, micronutrientes e alcançar melhor resposta ao tratamento. Nessa fase são inseridos os suplementos nutricionais para equilibrar o peso e oferecer aquilo que a alimentação tradicional não vai entregar naquele momento, já que a perda e o desgaste calórico são muito altos”, sinaliza Ângela.

    De forma geral, uma alimentação saudável é sempre uma boa aliada na prevenção de doenças, inclusive o câncer. “O controle do peso, a ingestão de fibras, assim como o uso de legumes, frutas e verduras, são bem importantes para a prevenção. O aparecimento do câncer está ligado a fatores como fumo, exposição ao sol, alimentos radioativos, genética e em muitos casos, associada a bebida alcoólica. A atividade física aliada a alimentação saudável sempre é uma boa prevenção”, pontua Aline.

    Últimas