• Dia dos Pais: a vida de quem transformou a dor do luto em vontade ajudar o próximo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/08/2022 09:53
    Por Helen Salgado

    Especialmente, este Dia dos Pais, não será o mesmo para aqueles que perderam seus filhos nas tragédias deste ano em Petrópolis. Para alguns pais, a dor da perda de um filho despertou a vontade de ajudar o próximo, como foi o caso do pai do Gabriel Villa Real, o Leandro Rocha, que criou o Instituto em honra ao rapaz.

    No dia da tragédia, Leandro conta que recebeu ajuda de diversas pessoas, tanto de Petrópolis quanto de outras cidades e afirma que isso, para ele, foi essencial. O pai conta que criou forças para ajudar o próximo como o próprio filho, que foi visto tentando auxiliar as pessoas que estavam presas em um dos ônibus engolido pela água na Rua Washington Luiz.

    “Tomei isso com uma missão para dar continuidade a esse ato heroico dele. Eu precisava me agarrar em alguma coisa, me fortalecer em algum objetivo que foi esse”, conta Leandro.

    Após a morte de Gabriel, Leandro conta que o menino deixou os outros passageiros saírem do ônibus na sua frente e disse que depois sairia pela janela. “Infelizmente não deu tempo, a gente sabe tudo que aconteceu. As janelas de emergência dos ônibus não funcionaram”, lembra o pai.

    O Instituto

    O objetivo do Instituto é mostrar futuras medidas que Leandro pretende tomar para a prevenção de possíveis cenários de tempo severo em Petrópolis. Leandro afirma que o projeto está de pé, mas que, infelizmente, faltam recursos para o espaço físico e documentação. “É necessário fazer isso com muita cautela. O principal foco do Instituto são as ações diretas em duas áreas: a principal é apoiar a prevenção e a segunda são as ações humanitárias”, diz.

    Um dos projetos do Instituto é trabalhar em comunidades com entrega de cestas básicas e oferecimento de cursos profissionalizantes e de primeiros socorros. “A minha ideia é dar continuidade ao que o Gabriel fez, porque a ação dele foi de doação. Ele se doou para ajudar as outras pessoas, então eu, através do Instituto, vou poder dar segmento a ação do Gabriel”, afirma Leandro.

    Últimas