• Dia dos Pais: 78% dos consumidores pretendem comprar o presente à vista, aponta pesquisa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/08/2022 11:55
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Uma pesquisa realizada no início de agosto pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), afirma que o Dia dos Pais deve movimentar mais de R$ 24 bilhões na economia brasileira. Os dados mostram que a maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista: 29% por meio de PIX, 25% com dinheiro, e 24% com cartão de débito.

    O economista e professor da Estácio, Eduardo Amendola, destaca que o pagamento à vista, principalmente utilizando dinheiro ou PIX, costuma proporcionar grandes descontos em relação ao pagamento parcelado.

    “Neste Dia dos Pais, a redução no preço pode chegar a 15% em eletroeletrônicos, como notebooks e celulares, e até 40% em perfumes e relógios, por exemplo. Então, para aqueles que puderem pagar à vista será um grande negócio. Mesmo se for necessário utilizar recursos de uma aplicação financeira para realizar a compra à vista ainda é um bom negócio, contudo, é necessário reaplicar as parcelas que seriam pagas no presente do seu pai na aplicação financeira”, explica.

    Para quem precisar utilizar o cartão de crédito na compra do presente, Amendola chama a atenção para a importância do planejamento e indica evitar o comprometimento de mais do que 30% da renda futura com o parcelamento das compras.

    “Os filhos precisam entender que o melhor presente para o seu pai é sua saúde, incluindo a financeira”, lembra o mestre em Economia.

    As dicas valem especialmente a quem já está endividado. A pesquisa da CNDL e do SPC Brasil mostrou ainda que 59% dos consumidores entrevistados, que têm contas atrasadas e pretendem, mesmo assim, presentear no Dia dos Pais, também estão com o nome sujo atualmente, ou seja, estão com o nome apontado ou negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito.

    Apesar de ser expressivo o número de movimentação na economia por conta da data, a pesquisa aponta que o consumidor está cauteloso para os gastos: 8 em cada 10 brasileiros (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras.

    “Pesquisar preços sempre foi a melhor estratégia dos consumidores para conseguir barganhar e estimular a concorrência entre os lojistas. Nos dias atuais, diversas plataformas fazem pesquisa de preço dos produtos e ainda podemos visualizar a avaliação de usuários reais. Assim, a cotação é fundamental para conseguir um bom presente para o seu pai. Lembre-se de incluir nas comparações todos os descontos e custos, alguns bens poderão ser comprados com cupons ou cashback; já os produtos do e-commerce, em geral, são acrescidos do custo do frete, e todos esses detalhes devem ser levados em conta”, afirma.

    Últimas