• Dia do Orgulho LGBTQIAP+: confira onde encontrar atendimento especializado na área da saúde, educação e assistência social em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/06/2022 08:30
    Por Helen Salgado

    Nesta terça-feira (28), é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. Em Petrópolis, alguns serviços são oferecidos pelo Governo do Estado e pelo Município para o atendimento social e da saúde do público LGBTQIAP+. O Centro de Defesa e Direitos oferece atendimento como ajuda para retificação do nome social para pessoas trans, psicossocial e atendimento jurídico. Também são realizados encontros sobre a temática e vivência LGBTQIAP+, além de capacitações e palestras para o público em geral e profissionais da rede. Além disso, tem o Centro de Saúde, que oferece atendimentos especializados, com diversos tipos de serviços, inclusive, terapia hormonal.

    Marcelo Prata, coordenador do Centro de Cidadania LGBTI Serrana II, afirma que o local tem recebido alguns casos de LGBTifobia que normalmente acontecem no ambiente familiar, escolar, shopping, bares, supermercados, redes sociais entre outros. Ele diz que para a população LGBTQIAP+, os processos de violência e violação de direitos são constantes. A violência institucional, ou seja, aquela praticada por agentes públicos vem crescendo.

    “A invisibilidade da pauta na cidade principalmente no que diz respeito às datas simbólicas para o público LGBTQIAP+ faz com que as violências sejam invisibilizadas e, consequentemente a garantia de direitos das pessoas LGBTQIAP+ também. É importantíssimo que os movimentos LGBTQIAP+ da cidade ocupem os espaços”, completa.

    O Centro de Cidadania LGBT Serrana II Petrópolis atualmente atende 146 pessoas, em sua maioria pessoas trans em busca da retificação de nome e gênero. O Centro realiza atendimentos jurídico, social e psicológico com uma equipe técnica formada por coordenação, advogada, psicóloga, assistente social e auxiliar administrativo.

    (Foto: Marcelo Prata)

    Atendimento no Centro de Cidadania LGBT Serrana II

    O Centro funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Os atendimentos são realizados às pessoas encaminhadas pela rede de serviços (saúde, educação, assistência social, entre outros) e também através de demanda espontânea. O endereço é Avenida Dom Pedro, 340 – Centro (fundos do CRAS Centro) Os telefones para contato são 0800-0234567 e (24) 2019-4856.

    Atendimento no Centro de Saúde Municipal

    No Núcleo Especializado para Atendimento no Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont, no Centro, a população LGBTQIAP+ pode realizar desde a terapia hormonal ao acompanhamento de enfermagem e as questões relacionadas à medicina.

    Eduarda Balduíno, enfermeira do programa de saúde LGBTQIAP+ e coordenadora da pasta nas áreas técnicas, diz que o tratamento hormonal oferecido pelo SUS é recente na cidade, foi implementado em novembro de 2021, em conjunto com o ambulatório trans. Eduarda explica que eles têm, em média, 40 pacientes e que precisam de mais pessoas interessadas para dar continuidade ao programa.

    A equipe multiprofissional oferece um atendimento especializado para a população LGBTQIAP+ e conta com psicólogos, nutricionistas e endocrinologistas, além de outros serviços. Para receber atendimento, os pacientes devem procurar a unidade às quartas-feiras para agendamento da consulta.

    O encaminhamento também pode ser feito por profissionais de outras unidades de Atenção Básica, como programas de Saúde da Família (PSF) e do Centro de Cidadania LGBT. Além desses locais, os encaminhamentos também podem ser feitos por outros equipamentos, como a Sala Lilás, no prédio anexo ao Hospital Alcides Carneiro (HAC), em Corrêas.

    Os atendimentos de enfermagem acontecem todas às quartas-feiras, de 8h às 17h, enquanto as consultas médicas acontecem às sextas-feiras, de 8h às 17h. Para a consulta é importante levar identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Também é disponibilizado atendimentos de psicologia, exame preventivo, solicitação de exames e acompanhamento da terapia hormonal e consulta do adolescente LGBTQIAP+.

    Últimas