• Dia do Físico: professor da rede estadual escreve livro com personagens dos quadrinhos para explicar questões científicas

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  • A obra ‘A Física e os Super-Heróis’ tem objetivo de ensinar os alunos de maneira simples e descontraída temas abordados em sala de aula

    19/maio 13:54
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Hoje, 19 de maio, é comemorado o Dia do Físico. O professor de Física, Ronei Coelho, do Ciep 137 Cecília Meireles, em Petrópolis tem se destacado por escrever o livro ‘A Física e os Super-Heróis’. A obra responde a perguntas como: “A quantos anos-luz Krypton se encontra da Terra e de que maneira Superman poderia ser de lá enviado e ter chegado por aqui ainda bebê? Como ele poderia voar e ter uma visão baseada nos raios X?”. O livro faz uma divertida relação entre a física e a cultura pop, visando tornar o aprendizado dos estudantes mais fácil e legal.

    “O livro pode ser utilizado em sala de aula como uma importante ferramenta pedagógica. Com a obra, busco atingir meus alunos, já que sempre procuro alternativas para deixar minhas aulas mais atrativas. Acredito que a abordagem da Física a partir da análise dos poderes dos super-heróis proporciona uma aproximação da ciência à cultura dos jovens” ,destacou o professor Ronei Coelho.

    A obra traz uma linguagem descontraída, acessível e amplamente ilustrada, mostrando citações de experimentos já realizados, tornando todo o processo dinâmico e envolvente. O que evidencia que não é necessário ser especialista em Física ou Matemática para entender os conceitos nele abordados.

    A aluna Jessica Ferreira dos Santos, da 2ª série do Ensino Médio, falou sobre a ferramenta pedagógica utilizada pelo professor nas aulas.

    “É um livro bem leve, educativo, diferente dos livros de Física. Acho que a maioria dos jovens nunca tinha visto. Com a obra, a gente aprende muito coisa legal, e as aulas ficam mais interessantes”, disse a estudante.

    Saiba mais sobre o autor

    Ronei Coelho nasceu em Petrópolis-RJ, em 1980, local onde reside até hoje. É licenciado em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com pós-graduação em Gestão Escolar. Como professor de Física para o Ensino Médio, atuou por vários anos como preceptor, junto ao Cefet/Petrópolis, dos programas de formação de professores Pibid e Residência Pedagógica.

    Leciona há 16 anos e, atualmente, atua no projeto ‘O Ensino de Ciências na Educação Básica a partir da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): materiais e práticas educativas colaborativas’, autoria do Cefet/Petrópolis, financiado pela Faperj e em desenvolvimento no Ciep 137 Cecília Meireles, escola escolhida para plantar as sementes da educação e colher seus recompensadores frutos.

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