• Dia do Doador é comemorado com ação especial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/11/2018 12:00

    O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado neste domingo, dia 25 de novembro. Para comemorar e alavancar o estoque, o Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa promoveu ontem uma ação especial para receber os doadores, com a presença dos Doutores da Esperança, da banda Tribo de Gonzaga, dicas de beleza, e com a participação de pacientes que necessitam ou já precisaram de doação de sangue em algum momento da vida para dar seu testemunho. O Banco de Sangue HST é responsável por realizar em média 650 transfusões por mês. 

    “Ao longo deste mês estamos com a campanha ‘Novembro Vem Doar’ e hoje é o dia D. Fizemos no sábado para alcançarmos um maior número de pessoas. Estamos esperando cerca de 200 doadores”, disse o captador Rodrigo Moreira, acrescentando que para manter o estoque de forma saudável precisam de, pelo menos, 80 doações por dia. “Uma doação pode salvar três ou quatro vidas ou até sete recém-nascidos, dependendo do quadro clínico”. 

    A assistente social, Márcia Oliveira, de 47 anos, sabe muito bem a importância de uma doação. Em 2014, o filho Luciano Costa, na época com 16 anos, foi diagnosticado com um tumor cerebral e precisou de sangue. “Nesse momento percebi a importância da doação para salvar vidas e passei a doar de quatro em quatro meses. Hoje meu filho está com 20 anos e está bem, mas outras vidas precisam ser salvas”. Aos 40 anos, Juliano Pravitz, que atualmente está desempregado, precisou de sangue depois de um acidente de trânsito quando criança. Hoje ele é um doador regular.

    O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa funciona todos os dias das 7h às 18h. Os requisitos para a doação podem ser consultados pelo telefone (24) 2245-2324. O endereço do HST é Rua Paulino Afonso, nº 477, no Bingen. 



    Últimas