• Dia do Ciclista:

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/08/2019 10:02

    Mais do que uma ferramenta de lazer, as bicicletas vêm ocupando as ruas e se transformando em um meio comum de transporte para quem quer fugir do trânsito e da correria da cidade. Em algumas capitais, vias do centro urbano já oferecem pista exclusiva, ou até mesmo ciclofaixas. Em Petrópolis, embora haja o incentivo à prática, a sinalização ainda é precária. Amantes da modalidade vão promover na próxima sexta-feira (23), um “Pedal de Conscientização”, chamando a atenção para o número crescente de ciclistas e a dificuldade para quem utiliza a bicicleta no dia a dia.

    O passeio é promovido pela Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe) e terá como percurso as principais ruas do Centro Histórico. A concentração está marcada para as 19h, na Praça Visconde de Mauá, em frente à Câmara Municipal. A ideia da associação é alertar sobre a necessidade de melhorias na sinalização viária. E ainda colocar em prática o que determina, desde abril de 2012, a lei municipal nº 6.944. De autoria do então vereador Marcelo Motorista, que instituiu a “Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo”. 

    O Plano de Mobilidade Urbana do Município, lançado em abril deste ano, incentiva a adoção de alternativas de transporte não motorizado, como bicicletas e até caminhadas. Mas na prática, as vias urbanas do Centro Histórico ainda não atendem as necessidades da população. A ciclofaixa na Avenida Barão do Rio Branco, única demarcação no Centro, inúmeras vezes não é respeitada por motoristas colocando em risco a vida tanto de ciclistas quanto de motoristas. 

    Nos últimos dez anos, Petrópolis teve um aumento de 53,12% na frota de veículos. Segundo os dados do Detran-RJ, em julho, a frota municipal chegou a 174.499 veículos, enquanto em julho de 2009 eram 113.960. Em uma cidade em que o número de veículos cresce bem mais do que a população e que investe pouco em obras de infraestrutura viária, os problemas de deslocamento só aumentam  

    Dia Nacional do Ciclista

    Desde o ano passado, o dia 19 de agosto é celebrado como o Dia Nacional do Ciclista. É o que estabelece a Lei nº 13.508/2017, sancionada e publicada no Diário Oficial da União. O texto tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 76/2017, aprovado pelo Senado. 

    O PLC, de iniciativa do deputado Lúcio Vale (PR-PA), tem a intenção de promover a paz no trânsito, o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável. O dia escolhido para homenagear ao ciclista Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006, ao ser atropelado enquanto pedalava na faixa central do Eixão Sul, em Brasília.

    Últimas