• Dia do biscoito: popularidade do produto aquece vendas do comércio especializado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/07/2019 11:23

    Neste sábado (20) é comemorado o Dia Nacional do Biscoito. Também conhecido como Dia do Amigo, é uma data excelente para celebrar, com muito sabor, as delícias juntinho de quem se gosta para compartilhar momentos incríveis. Em Petrópolis, as dez lojas especializadas na venda do produto apontam que existem mais de 200 tipos diferentes de marcas de biscoito que são comercializados, mas que a população tem suas preferências. Segundo levantamento realizado pela Tribuna, os biscoitos salgadinhos são os preferidos entre os petropolitanos.

    O alimento, que está presente em praticamente 100% das residências no Brasil, ganhou popularidade devido à praticidade e conveniência. Segundo o gerente de uma das redes especializadas em biscoitos no Centro Histórico, as vendas nesta época do ano aumentam ligeiramente. “Por ser mais frio, acredito que os clientes prefiram os biscoitos a outros alimentos frios, como sorvetes, açaí, etc. Então o movimento está um pouco melhor e mais ativo sim. Biscoito é uma paixão nacional: todo mundo teu seu sabor e seu tipo favorito, então faz sentido existir esta data para ser ‘comemorada’. O campeão de vendas aqui são os biscoitos salgados, tipo Cheetos, Fandangos, Fofura, os de cebola, entre outros. Acredito que a praticidade deles e o gosto é o que faz isso acontecer”, contou o gerente.

    Apesar de ser um produto comumente adquirido e presente no cotidiano das pessoas, a aposentada Ana Maria Rodrigues, de 68 anos, disse que aproveita esta época para juntar o útil ao agradável e comprar vários biscoitos diferentes para toda a família. “É muito conveniente que esta data coincida com o inverno e ainda com as férias escolares da criançada. Meus netos ficam todos comigo nesta época, e é obrigatório que façamos todas as refeições juntos, desde o café da manhã até o jantar. É muito fácil pegar algo tão simples – como comer biscoitos – e transformar uma situação qualquer em um momento mágico, seja organizando uma ‘sessão de cinema’ em casa ou preparando uma receitinha no café da tarde. Todo mundo fica quentinho e feliz com um biscoitinho e um café no fim do dia”, declarou.

    Em 2018, foram produzidos no Brasil um total 1,15 milhão de toneladas de biscoito. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) – que, no ano passado, acompanhou a rotina de mais de 11 mil domicílios espalhados pelo Brasil – os tipos mais consumidos foram os biscoitos doces secos, com 39% do total vendido, o que corresponde a cerca de 450 mil toneladas. Em seguida aparecem os salgados, com 33% (cerca de 383 mil toneladas) e os recheados, com 20% (226 mil toneladas). Os wafers, que apareceram como uma categoria à parte dos recheados, equivaleram a cerca de apenas 7% do total de vendas.

    Valores nutricionais do biscoito

    Os especialistas recomendam que o consumo dos biscoitos seja controlado e que faça parte de uma alimentação balanceada, para que assim não haja problemas de saúde no futuro. “Claro que a correria do dia a dia favorece a indústria alimentícia, no sentido de que, no caso dos biscoitos, basta abrir e consumir. Apesar de muito procurados, os biscoitos salgados possuem muitos conservantes e corantes na sua composição, e acabam não sendo a opção mais saudável e com o tempo podem até fazer mal. Os biscoitos doces secos nesse caso podem ser melhores, já que existem vários que são produzidos com farinha integral e têm menos açúcares refinados, como os da linha Fit. Os recheados também podem ser grandes vilões ao organismo se consumidos em grande quantidade, já que uma porção de apenas dois biscoitos de um pacote já corresponde a cerca de 10% dos valores diários ideais de ingestão de gorduras saturadas. Existem diversas opções de biscoitos feitos com farinhas de arroz, farinhas integrais e etc, além dos famosos biscoitos água e sal, podem ser opções melhores para preservar a saúde e o bem-estar para o futuro”, afirma a nutricionista Victoria Bernardes.

    A especialista alerta ainda que os consumidores adquiram o hábito de ler o rótulo dos produtos e evitem ingerir as composições que desconhecem, pois estes podem ser os principais males para o corpo. “Existem vários produtos que são ricos em carboidratos, gorduras saturadas, açúcar por porção, e às vezes uma porção corresponde a dois biscoitos, então olha o quanto de malefícios você está ingerindo? Se os biscoitos puderem ser substituídos por frutas, por exemplo, é o ideal a se fazer. Quanto menos as crianças ingerirem esses biscoitos feitos com química, melhor”, recomendou Victoria.

    Últimas