Dia de Finados: programação na cidade conta com missas e concerto espiritual
Nesta quinta-feira, dia 2 de novembro, feriado de finados, cerca de 30 mil pessoas devem passar pelos sete cemitérios da cidade, segundo estimativa da Prefeitura de Petrópolis.
Segundo o município, uma operação especial será realizada e contará com a participação de equipes da CPTrans, Comdep, Guarda Municipal, além do apoio da Polícia Militar.
Petrópolis conta com sete cemitérios municipais, que no dia, funcionarão das 8h às 18h. As unidades ficam localizadas no Centro, que conta como duas unidades – parte inferior e parte superior, na Estrada de São José, no Vale das Videiras, em Secretário, Itaipava e no Quarteirão Worme.
“Finados é sempre um dia de muita saudade e reflexão. Estamos preparando todas as unidades para receber o público com mais conforto”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Trânsito
No feriado, o trânsito na Rua Fabrício de Mattos ficará interditado das 8h às 17h. Para atender as gestantes, os idosos e pessoas com deficiência que irão visitar o cemitério, o transporte será feito por vans, que farão o trajeto “sobe e desce”.
Equipes da Companhia de Trânsito e Transportes (CPTrans) estarão no local para orientar os motoristas.
Missas
A capela do Cemitério Municipal de Petrópolis terá celebração de missa às 10h. De acordo com a Diocese de Petrópolis, o público estimado seria de 200 a 300 pessoas.
Na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus acontecerão duas missas. A primeira, às 7h, e a segunda, às 18h.
Já em Itaipava, as missas acontecerão durante todo o dia, com intervalo de 2h entre elas.
Para saber o horário das missas nas demais paróquias, basta acessar o site da Diocese de Petrópolis.
Concerto espiritual de finados
A igreja do Sagrado Coração de Jesus contará ainda com a apresentação do Coral das Meninas dos Canarinhos, às 16h. Na ocasião, será apresentada a peça de música Sacra, “Stabat Mater”, do italiano Giovanni Battista Pergolesi.
A obra é baseada na Sequência da Festa de Nossa Senhora das Dores do período medieval e seu texto é atribuído ao franciscano, Frei Jacopone da Todi.
No dia do evento, não haverá venda de ingressos, mas os presentes poderão fazer uma oferta espontânea ou uma doação via Pix. Os valores arrecadados serão destinados para alimentação dos coralistas do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP).