Dia das mães com delícias: veja dicas para o almoço deste domingo; tem uma opção deliciosa de sobremesa também

08/maio 16:12
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Neste domingo, Dia das Mães, nada melhor que preparar um almoço super especial para a mamãe, não é verdade? Separamos algumas sugestões de almoço e sobremesa super especiais, para deixar o domingo ainda mais especial.

Confira abaixo as receitas e faça sua mãe feliz!

  • Bacalhau à Portuguesa

Ingredientes

1,5 Kg de bacalhau (dessalgado e em pedaços médios)
1.0 Kg de batatas cortadas ao meio
5 cebolas médias cortadas ao meio
1 pimentão verde cortado em tiras
1 pimentão amarelo cortado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
4 ovos cozidos
6 tomates sem pele cortados ao meio
200 gramas de azeitonas pretas grandes
Cheiro verde picado a gosto
Azeite de oliva extra virgem (português) a gosto

Modo de preparo

Dessalgue o bacalhau e corte em pedaços médios; coloque para ferver em uma panela com água. Reserve a água. Em uma panela de barro (ou outra) monte as camadas, primeiro com as batatas, sem seguida com o bacalhau, os pimentões, as cebolas, tomates, ovos e azeitonas.  Por último salpique o cheiro verde e as azeitonas à vontade (cerca de 500 ml). Coloque duas xícaras de chá da água que ferveu o bacalhau e leve ao fogo, cozinhando até que as batatas e as cebolas amoleçam.  Sirva no arroz branco que também pode ser feito na água do bacalhau cozido.

  • Espaguete com almôndegas

Ingredientes

300 gramas de carne bovina moída
1/2 cebola picada
1 ovo batido
1 colher (sobremesa) de salsa (ou salsinha) picada
2 colheres (chá) de sal
5 colheres (sopa) de farinha de rosca
1 lata de molho de tomate
1 xícara (chá) de Água
300 gramas de macarrão espaguete cozido al dente

Modo de preparo

Em um recipiente, ponha a carne moída, a cebola, o ovo, a salsa, o sal e a farinha de rosca.
Misture bem até formar uma massa homogênea.
Faça 30 almôndegas pequenas.

Em uma panela, junte o molho de tomate e a água.
Leve ao fogo e deixe ferver.
Em seguida, acrescente as almôndegas, com cuidado para não desmanchá-las, e cozinhe por 15 minutos no fogo baixo (160 ºC).
Sirva sobre o espaguete cozido.

Sobremesa

A influenciadora Nayara Ataide, responsável pela página @cozinha.semneura, desenvolveu em parceria com a Gelato Imperial, uma receita que pode dar um toque de doçura a este dia.

Imagine só se deliciar com um bombom gigante, recheado com sorvete de creme e pistache, com calda de morangos frescos? A receita é simples e dá pra ser desenvolvida com pouquíssimos ingredientes. 

Ingredientes

6 barras de chocolate (90g cada)

Sorvete nos sabores creme e pistache

200g de castanha do Pará

1 xícara e meia de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

300g de morangos lavados e cortados

3/4 de xícara de açúcar

Suco de 1 limão

3/4 de xícara de água

Modo de preparo

Divida o chocolate em três partes iguais e leve duas delas para derreter. A última parte, vai na mistura no fim de tudo. Isso garante que a famosa “casquinha” fique brilhosa e crocante na hora do corte. Na sequência, faça uma camada com a mistura em uma forma de silicone, leve ao freezer até endurecer e repita o processo. Retire o sorvete de creme do congelador por um tempo e deixe amolecer, para colocar na forma. Volte para o freezer.

Separe as castanhas do pará e triture em pedaços pequenos, leve 1 xícara e meia de açúcar ao fogo até derreter e virar um caramelo. Misture as castanhas, coloque a manteiga e siga mexendo bastante. Depois de pronto, coloque o pralinê em um refratário untado com óleo, deixe esfriar e posteriormente, quebre em pedaços pequenos.

Retire a fôrma do freezer, coloque o pralinê e na sequência finalize com sorvete de pistache. Leve novamente para o congelador. Feche com o chocolate derretido e deixe por 6 horas no freezer.

Para a calda de morango, leve ao fogo as frutas, açúcar, suco de limão e água. Deixe cozinhar em fogo baixo. Desenforme a sobremesa, decore com o restante do pralinê e ao cortar, sirva com a calda. 

Últimas