
O Dia “D” de vacinação contra a gripe Influenza acontece neste sábado (10). A ação, promovida pela Prefeitura, vai mobilizar 49 postos de saúde do município, das 9h às 17h. Desde o dia 02 de abril, o imunizante já estava disponível em 16 salas de vacinação da rede municipal.
“A proposta do dia D é ampliar a oferta da vacina para facilitar o acesso da população que precisa se imunizar, e é muito importante que as pessoas do grupo prioritário estejam protegidas o quanto antes”, comentou o prefeito Hingo Hammes.
A vacina deste ano é trivalente (fragmentada e inativada) e protege contra os vírus tipo A/H1N1, A/H3N2 e B. O município aplicou, até o dia 06 de maio, 18.291 vacinas contra a Influenza, o que representa pouco mais de 21% do público-alvo. Para este dia “D” foram disponibilizadas 25 mil doses da vacina.
“Estamos nos aproximando do período mais frio do ano, quando o vírus está em circulação, a vacina leva de 10 a 14 dias para garantir a imunização e por isso é tão importante se vacinar o quanto antes”, explica o secretário de Saúde, Luís Cruzick.
A influenza é uma infecção respiratória viral aguda de elevada transmissibilidade. A vacina possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Este ano, a vacina contra influenza passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
Veja quais são os grupos prioritários:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes, idosos com 60 anos ou mais de idade;
- Puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
Confira a lista de postos que vão participar do dia D de vacinação contra a Influenza:
ESF 1º de Maio;
ESF 24 de Maio;
ESF Águas Lindas;
ESF Alto da Serra;
ESF Alto Siméria;
ESF Amazonas;
Ambulatório Escola – AMBE;
UBS Araras;
UBS Bairro da Glória;
ESF Bataillard;
ESF Boa Esperança;
ESF Bonfim;
ESF Brejal;
ESF Carangola;
ESF Castelo São Manoel;
ESF Castrioto;
ESF Caxambu – Santa Isabela;
ESF Caxambu – São Manoel;
Centro de Saúde Coletiva;
Dr. Thouzet;
ESF Fazenda Inglesa;
Hospital Alcides Carneiro;
UBS Itaipava;
Centro de Saúde Itamarati;
ESF Jardim Salvador;
ESF Lajinha;
ESF Machado Fagundes;
ESF Meio da Serra;
ESF Menino Jesus;
ESF Moinho Preto;
UBS Morin;
UBS Mosela;
ESF Oswaldo Cruz;
ESF Pedras Brancas;
UBS Pedro do Rio;
ESF Posse;
UBS Quitandinha;
UBS Retiro;
ESF Santíssima Trindade;
ESF São João Batista;
ESF São Sebastião;
ESF Sargento Boening;
ESF Secretário;
UBS Independência;
ESF Vale das Videiras;
ESF Vale do Carangola;
ESF Vicenzo Rivetti;
ESF Vila Felipe;
ESF Vila Rica;
ESF Vila Saúde.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: