• Dia “D” de vacinação contra a Influenza acontece neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/maio 09:07
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Arquivo

    O Dia “D” de vacinação contra a gripe Influenza acontece neste sábado (10). A ação, promovida pela Prefeitura, vai mobilizar 49 postos de saúde do município, das 9h às 17h. Desde o dia 02 de abril, o imunizante já estava disponível em 16 salas de vacinação da rede municipal.

    “A proposta do dia D é ampliar a oferta da vacina para facilitar o acesso da população que precisa se imunizar, e é muito importante que as pessoas do grupo prioritário estejam protegidas o quanto antes”, comentou o prefeito Hingo Hammes.

    A vacina deste ano é trivalente (fragmentada e inativada) e protege contra os vírus tipo A/H1N1, A/H3N2 e B. O município aplicou, até o dia 06 de maio, 18.291 vacinas contra a Influenza, o que representa pouco mais de 21% do público-alvo. Para este dia “D” foram disponibilizadas 25 mil doses da vacina.

    “Estamos nos aproximando do período mais frio do ano, quando o vírus está em circulação, a vacina leva de 10 a 14 dias para garantir a imunização e por isso é tão importante se vacinar o quanto antes”, explica o secretário de Saúde, Luís Cruzick.

    A influenza é uma infecção respiratória viral aguda de elevada transmissibilidade. A vacina possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Este ano, a vacina contra influenza passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.

    Veja quais são os grupos prioritários:

    • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
    • Gestantes, idosos com 60 anos ou mais de idade;
    • Puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

    Confira a lista de postos que vão participar do dia D de vacinação contra a Influenza:

    ESF 1º de Maio;

    ESF 24 de Maio;

    ESF Águas Lindas;

    ESF Alto da Serra;

    ESF Alto Siméria;

    ESF Amazonas;

    Ambulatório Escola – AMBE;

    UBS Araras;

    UBS Bairro da Glória;

    ESF Bataillard;

    ESF Boa Esperança;

    ESF Bonfim;

    ESF Brejal;

    ESF Carangola;

    ESF Castelo São Manoel;

    ESF Castrioto;

    ESF Caxambu – Santa Isabela;

    ESF Caxambu – São Manoel;

    Centro de Saúde Coletiva;

    Dr. Thouzet;

    ESF Fazenda Inglesa;

    Hospital Alcides Carneiro;

    UBS Itaipava;

    Centro de Saúde Itamarati;

    ESF Jardim Salvador;

    ESF Lajinha;

    ESF Machado Fagundes;

    ESF Meio da Serra;

    ESF Menino Jesus;

    ESF Moinho Preto;

    UBS Morin;

    UBS Mosela;

    ESF Oswaldo Cruz;

    ESF Pedras Brancas;

    UBS Pedro do Rio;

    ESF Posse;

    UBS Quitandinha;

    UBS Retiro;

    ESF Santíssima Trindade;

    ESF São João Batista;

    ESF São Sebastião;

    ESF Sargento Boening;

    ESF Secretário;

    UBS Independência;

    ESF Vale das Videiras;

    ESF Vale do Carangola;

    ESF Vicenzo Rivetti;

    ESF Vila Felipe;

    ESF Vila Rica;

    ESF Vila Saúde.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas