• Dia D das campanhas contra Poliomielite e da Multivacinação acontece neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/08/2022 12:06
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Dia D das campanhas de vacinação contra a Poliomielite e da Multivacinação acontece neste sábado (20). Onze unidades de saúde, incluindo os ambulatórios do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e Ambulatório Escola, no Cascatinha, estarão abertas para receber o público alvo.

    A vacina contra a Pólio é voltada para crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias e Multivacinação para atualização de caderneta de menores de 15 anos. “É fundamental que nossas crianças estejam vacinadas e protegidas contra as doenças. O sucesso dessas campanhas depende do engajamento de todos. Por isso é importante que pais e responsáveis estejam conscientes e levem seus filhos a um dos postos de imunização, pois somente com a mobilização da população será possível ampliar a cobertura vacinal”, frisa o prefeito Rubens Bomtempo.

    Por meio das campanhas, segundo o secretário de Saúde Marcus Curvelo, a intenção é garantir a ampla cobertura vacinal e evitar a reintrodução de doenças, como a poliomielite, que causa a paralisia infantil. A doença é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) erradicada no Brasil desde 1994.

    “Para a poliomielite, o público alvo são crianças menores de cinco anos, a partir dos dois meses de vida, enquanto a multivacinação estará disponível para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos 11 meses e 29 dias com caderneta de vacinação incompleta. Ainda teremos mais um Dia D, marcado para 3 de setembro”, explica o secretário de Saúde.

    A multivacinação previne formas graves da tuberculose, hepatite B, poliomielite, diarreia por rotavirus, difteria, tetano, coqueluche, haemophilus influenza B, pneumonias, meningites, otites e sinusites pelos sorotipos da vacina pneumo 10, meningite meningococica tipo C, febre amarela, sarampo, caxumba, rubeola, hepatite A e hpv.

    “O Dia D é um dia de mobilização nacional pela melhoria das coberturas vacinais. Em Petrópolis, vamos ter no próximo dia 20 de agosto, 11 salas funcionando com todas as vacinas do calendário disponíveis. Além dos adolescentes menores de 15 anos, é muito importante que todas as crianças menores de 5 anos compareçam para serem imunizadas contra a poliomielite”, disse Thayene Varella, chefe da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde.

    Últimas