Dezenove petropolitanos disputarão os votos de 240 mil eleitores este ano
Na corrida eleitoral para ocupar uma das 46 cadeiras na Câmara dos Deputados, Petrópolis conta com 10 nomes e entre eles estão o professor Nilton dos Anjos (PSOL) e Glória Cristina do Nascimento (PRB). Para deputado estadual, até o momento são nove candidatos da cidade que vão disputar uma das 70 cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Estes candidatos e mais os de fora que vêm em busca do voto petropolitano terão que conquistar os 243.659 eleitores, sendo que 53,3% são mulheres, 46,6% são homens e 0,121% não informaram o sexo. Nesse universo, 23.976 eleitores da cidade já realizaram a biometria e estes, se usarem o aplicativo da Justiça Eleitoral, não precisam levar o título de eleitor no dia da eleição, pois o aplicativo apresenta todos os dados, foto do eleitor e se está quite ou não com a Justiça Eleitoral.
No universo de eleitores que os candidatos terão que convencer a ir às urnas, a maioria está na faixa etária de 35 a 39 anos, sendo 9,61% são eleitoras e 10,33% são eleitores. De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 28.985 mil eleitores têm mais de 70 anos, sendo que 114 tem mais de 100 anos.
Os candidatos a deputado estadual são: Marcelo Prata (PT), Carlos Padula (Solidariedade), Iara Rocha (PCdoB), Eduardo Ferreira (DEM) Rubens Bomtempo (PSB), Jorginho Banerge (PTC), Yuri Moura (PSOL), Gilda Beatriz (MDB) e Adnilson Honorato (Solidariedade).
Para deputado federal: Nilton dos Anjos (PSOL), Glória Cristina do Nascimento (PRB), Nilson Duarte (PSD), Hugo Leal (PSD), Jamil Sabrá Neto (PDT), Sergio Correas (PRP), o ex-presidente da UNE, Daniel Iliescu, Alex Dias (Podemos), Gastão Reis (Novo), Cristiane Brasil (PTB) e Flavio Cavalcanti (PPS).
Leia também: Quem são os candidatos petropolitanos a deputado estadual, federal e governador 2018