• Deus presente e perto

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/09/2018 13:20


    Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? (Salmo 139.7)

    O Salmo 139 é uma oração. Uma conversa franca e íntima com Deus. Sem esconder nada, sem pretensões, sem hipocrisia. Constata que não é possível fugir de Deus. Ele é o soberano do universo. Está em todo lugar: “Se subo aos céus, lá estás; se faço aminha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a Tua mão, e a Tua destra me susterá.” (Salmo 139.8-10). 

    Muitas pessoas querem fugir de Deus por vergonha, rebeldia, medo, raiva, por querer autonomia, achando que não precisam de Deus, por soberba, por tentarem esconder o mal que fizeram. Mas não é possível esconder-se de Deus. O olhar zeloso de Deus está sempre voltado para todas as Suas criaturas. Quando fugimos ou tentamos fugir, Deus permanece mais perto do que a nossa própria respiração e espera com paciência. Está sempre pronto para receber o filho pródigo que se afasta e depois reconhece seus erros, muda de rumo e volta para o Pai a fim de caminhar na direção certa. 

    Por um lado, não poder se esconder de Deus é um aviso, um alerta: não é possível cometer atos maus e ocultar de Deus. Por outro lado, é um consolo e uma esperança: nunca estou sozinho! 

    Deus olha e zela por nós quando tentamos fugir Dele. Deus nos guia com Sua paterna mão pelos caminhos que levam à vida plena. Deus nos sustenta em nossas horas de confusão, angústia e crise. Deus está presente nas trevas e na luz!

    A existência humana em todas as dimensões está cercada pela presença e pelo poder de um Deus de amor. Deus sabe tudo o que faço e penso (Salmo 139.1-6). 

    Precisamos ter medo de um Deus que sabe tudo sobre nós? Claro que não! O fato de Deus nos conhecer completamente e saber que somos seres humanos maus e pecadores e, ainda assim, nos amar, mostra que Ele é puro amor, compaixão e graça. Mais do que um juiz severo, Deus é um Pastor que carinhosamente guia Seu rebanho (Salmo 23). Com esta visão de um Deus amoroso, o salmista alcança um nível mais profundo de intimidade com Deus quando pede: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmo 139.23,24)

    Também é preciso dizer que a pessoa que não quer conhecer nem respeitar a Deus não conhece nem respeita a si mesma nem as outras pessoas. O Brasil que temos hoje é fruto do total desrespeito a Deus por parte daqueles que governam nosso país. 

    Temos muito a aprender e conhecer sobre Deus e sobre nós mesmos. E esta busca por este conhecimento é uma caminhada constante que vai nos levar a uma vida melhor. 

    Deus criou e conhece cada ser humano ainda no ventre da mãe. Ou, como diz Deus a Jeremias: “Antes que Eu te formasse no ventre materno, eu te conheci.” (Jeremias 1.5). 

    E este Deus que nos conhece tão bem tem planos para a nossa vida. Deus chama e convida cada pessoa para participar dos Seus planos, de Sua missão, assim como fez com Abraão, com Moisés, com Maria. Bate à porta do coração. Que possamos abrir nosso coração para Deus sem medo, sem tentar nada esconder. Assumir diante de Deus nossas limitações, nossos erros, nossa pequenez. E, assim, tendo esta intimidade com Deus, assumir a responsabilidade que nos cabe. Mudar nossos maus caminhos, olhar para frente e construir o novo! 

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703

    Últimas