Detro denuncia venda irregular de veículos
O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) fez alerta ontem, sobre a venda de veículos com documentação falsa em sites de classificados on-line. Estão sendo anunciados, em sites de vendas, veículos supostamente leiloados pelo órgão, sem nunca ter constado no sistema do Detro. Os compradores estão adquirindo falsos autos de leilão e notas fiscais. Assim, as vítimas não conseguem regularizar a documentação e nem adquirir o bem supostamente leiloado. As vítimas foram orientadas a registrar ocorrência na Polícia, por se tratar de um caso de estelionato.
Para evitar esse tipo de golpe, o Detro orienta a população a adquirir veículos em leilões públicos, utilizando apenas os canais oficiais. Os leiloeiros oficiais, ao emitirem a nota fiscal, fazem comunicação de venda do veículo para Detran e Detro. Atualmente, as notas fiscais dos leilões são eletrônicas, o que garante confiabilidade aos compradores.
Participação nos leilões
Os interessados podem participar na modalidade presencial, comparecendo ao auditório na data e horário agendados, ou on-line. As disputas são feitas de forma simultânea com lances em tempo real. Para participar on-line, é necessário se cadastrar no site www.brbid.com. As informações cadastrais são confidenciais e guardadas em sigilo e serão utilizadas somente para fins de leilão e emissão de nota fiscal. Não podem participar do leilão os menores de idade.
Informações sobre leilões do Detro podem ser consultadas nos sites dos leiloeiros oficiais: www.alexandroleiloeiro.com.br e
www.edgarcarvalholeiloeiro.com.br. As fotos ilustrativas e descrições dos bens estão disponíveis no site www.brbid.com e o veículo pode ser visto nos pátios, nos horários e dias marcados para exposição. Mais informações sobre como participar, consulte o site do Detro (www.detro.rj.gov.br).