• Detran-RJ lança Semana Nacional de Trânsito com o tema ‘Pedestres e ciclistas: ver e ser visto’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/09/2021 12:14
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Semana Nacional de Trânsito 2021 começa neste sábado (18) e vai até o próximo dia 25 de setembro, com o objetivo de chamar a atenção para os altos índices de acidentes nas ruas e estradas do estado e de todo o país. Este ano, o tema é “Pedestres e ciclistas: ver e ser visto”. A campanha reforça a necessidade de proteger o elo mais frágil e vulnerável da engrenagem do trânsito: os que saem às ruas a pé ou de bicicleta.

    Para marcar a Semana, o Detran-RJ programou uma série de eventos e ações educativas. E está lançando, neste sábado (18), uma campanha publicitária – com veiculação em rádios, jornais, mídia exterior e internet – para sensibilizar a todos sobre a urgência da promoção de um trânsito mais seguro.

    Além da campanha, serão realizadas blitzes educativas na capital e em diversas regiões do estado, com informações de direção segura, distribuição de brindes e intervenção de artistas de circo. No Rio, o Detran-RJ está organizando, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), atividades de promoção da educação para o trânsito voltadas para adultos e crianças.

    Haverá oficina de criação artística para o público infantil, com tema relacionado à mobilidade urbana; aula prática para as crianças aprenderem a pedalar; intervenção de artistas de circo com foco em educação no trânsito; roda de conversa sobre estratégias de circulação segura nas cidades; e oficina de manutenção de bicicletas.

    A programação inclui, ainda, um fórum sobre trânsito, mobilidade urbana e sustentabilidade, com a presença do presidente do Detran, Adolfo Konder, do secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, e do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, entre outros convidados. E também uma live com debates sobre o papel da mulher no trânsito e o projeto Detran-RJ Mulher, com a participação de Juliana Costa, assessora-chefe de Gestão e Modernização do Detran, e de outros convidados.

    As peças publicitárias orientam pedestres, ciclistas e motociclistas a adotarem boas atitudes no trânsito, que ajudam a prevenir acidentes.

    Pedestres e ciclistas

    Nas ações educativas, pedestres e ciclistas serão orientados sobre o uso de equipamentos e vestimentas que os tornem mais visíveis, principalmente à noite, quando aumentam os riscos de acidentes. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, 2.659 pedestres e 315 ciclistas morreram em acidentes de trânsito no Estado do Rio, entre janeiro de 2016 e julho de 2021. Só nos primeiros sete meses deste ano, 88 pedestres e 26 ciclistas perderam a vida.

    “A educação é o melhor caminho para a paz no trânsito. Queremos sensibilizar todos os atores do trânsito no estado. Mas, na campanha deste ano, daremos uma atenção especial aos mais frágeis no trânsito: os pedestres e ciclistas. Os próximos dias serão voltados para a prevenção de acidentes e para as ações educativas. É uma semana muito importante para todos nós que trabalhamos com o trânsito, mas também para toda a sociedade. É o momento de prestar atenção neste tema e de refletir sobre como podemos reduzir os altos índices de acidentes”, afirma o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

    Números de acidentes

    Só este ano, foram registrados, até o mês de julho, 9.303 acidentes de trânsito, com 11.826 vítimas (1.081 pessoas morreram e 10.745 ficaram feridas). Na comparação com o período de janeiro a julho de 2020, o número de vítimas este ano é 21,3% maior. O de mortos cresceu 8,2%. Deve-se, contudo, mais uma vez, considerar a pandemia e os meses de maior confinamento.

    Dia D para pessoas com deficiência

    Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Detran-RJ também vai promover o Dia D, como é chamado o dia de atendimento prioritário a pessoas com deficiência. No próximo dia 24, sexta-feira, o público PCD poderá realizar os serviços de identificação civil e habilitação em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento. Os serviços veiculares serão disponibilizados, também sem agendamento prévio, mas somente no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Av. Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra, 35), em São Cristóvão.

    Também estará disponível para o público PCD a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado. Para se inscrever, o candidato deverá comparecer ao Posto Detran Acessível – PCD ou a 13 Ciretrans. Haverá ainda o curso Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica dos automóveis.

    Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência. Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam.

    No dia 22/09, quarta-feira, será celebrado o Dia Mundial sem Carro, que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, além de propor às pessoas que revejam a dependência que criaram em relação a carros e motocicletas. Nesta data, o Detran-RJ vai realizar uma ação educativa especial para pedestres e ciclistas na Avenida Atlântica, em Copacabana, próximo ao Hotel Copacabana Palace.

    Últimas