Detran presente estreia em Petrópolis
Quando cheguei ao Detran-RJ, no início deste ano, verifiquei que existiam muitas demandas que não estavam sendo atendidas em vários municípios do Rio de Janeiro por questões de dificuldades logísticas. Para isso, pensamos numa estratégia para melhorar a prestação de serviços oferecidos para a população. Foi assim que nasceu o Detran Presente, um serviço itinerante que vai passar por várias cidades do estado do Rio de Janeiro para oferecer inúmeros serviços do órgão, num mesmo local e em um só dia. O objetivo é facilitar e agilizar as ações para que o cidadão consiga resolver suas pendências.
A estreia do programa será feita na cidade de Petrópolis, na Região Serrana, no próximo sábado (6 de maio). Até julho, vamos passar por outros cinco municípios: Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Sapucaia e Vassouras. E, até o fim do ano, outras cidades polos também serão beneficiadas.
O Detran Presente vai levar para a população os principais serviços. Num único local, será possível realizar a vistoria anual de seu veículo, retirar sua carteira de identificação, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, além de abrir recursos contra multas e processo de suspensão. Com este grande mutirão, queremos facilitar e agilizar a vida do cidadão, que muitas vezes perde um tempo precioso na rotina do dia a dia para resolver estes tipos de questões. Com este projeto, o Detran-RJ quer estar sempre presente ao lado do cidadão para facilitar.
Além de todos os procedimentos, vamos também levar ações de conscientização e de educação no trânsito. Neste primeiro dia, no Ciep Cecília Meirelles, em Corrêas, haverá palestras educativas e um curso de mecânica para mulheres. Afinal, queremos ir além dos serviços, queremos educar para transformar as pessoas.
E o Detran Presente estreia num momento especial: o Maio Amarelo. Será um mês inteiro de conscientização sobre os altos índices de acidentes de trânsito. Durante este tempo, faremos inúmeras ações educativas em escolas e em vários pontos do Estado. Em Petrópolis, durante o Detran Presente, vamos distribuir folhetos de conscientização. Afinal, só em 2016, mais de 36 mil pessoas ficaram feridas ou morreram nas estradas e ruas do Estado. No último ano, os índices já reduziram em 10%, mas queremos que eles diminuam ainda mais.
Queremos que o Estado do Rio de Janeiro vire esta página e tenha um trânsito mais seguro para podermos salvar vidas. Queremos pintar de amarelo o estado para conscientizar. Precisamos lembrar ao cidadão o poder que ele tem ao dirigir. Atenção e responsabilidade precisam estar no foco tanto do motorista quanto do ciclista e do pedestre. Precisamos coibir as ações que gerem insegurança, como o uso de celulares, o não uso do cinto de segurança e outras que coloquem em risco a vida do cidadão.
Não tenho dúvidas de que os cidadãos de Petrópolis vão aproveitar o Detran Presente e também vão abraçar as causas do Maio Amarelo. Queremos um trânsito mais seguro e, ao mesmo, queremos estar mais presentes ao lado do cidadão. E não tem lugar melhor do que Petrópolis para arregaçarmos as mangas e começarmos a trabalho a favor do cidadão e de um trânsito mais seguro.