• Detran oferece aulas gratuitas de direção para pessoas com deficiência

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/fev 16:53
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Reprodução

    O Detran-RJ oferece aulas gratuitas de direção às pessoas com deficiência motora que precisam de carro adaptado. O curso prático e todos os demais procedimentos necessários para o PCD tirar sua primeira carteira de habilitação são realizados pelo programa Cidadania Sobre Rodas, da Escola Pública de Trânsito (EPT), do Detran-RJ.

    Neste momento, há uma turma de PCDs fazendo as aulas práticas no posto Detran Acessível, na Avenida Francisco Bicalho, no Rio. As provas práticas desta turma estão marcadas para 24 de fevereiro. Quem for aprovado já sai com a carteira de habilitação, sem precisar pagar nada. Entre os aprovados na última turma está o nadador Daniel Mendes, de 22 anos, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.

    As inscrições do programa Cidadania Sobre Rodas são realizadas apenas nas quatro edições anuais do Dia D – data na qual as pessoas com deficiência têm prioridade em todas as unidades do departamento. O próximo Dia D será realizado em 7 de abril.

    Desde março de 2024, todos os procedimentos para a emissão da primeira habilitação do público PCD, desde a abertura do processo até a retirada do documento, podem ser feitos no Posto Detran Acessível, que oferece atendimento exclusivo a pessoas com deficiência e idosos. No mesmo local, de forma gratuita, os candidatos PCDs podem dar entrada na documentação necessária, fazer exames médicos e também as aulas e provas teóricas e práticas.

    “Para facilitar a vida das pessoas com deficiência, concentramos todas as etapas do programa Cidadania Sobre Rodas num único local, totalmente adaptado para este fim. E o Detran passou a oferecer até as aulas teóricas, que eram realizadas apenas em autoescolas. O objetivo é dar mais comodidade ao público PCD”, disse o presidente do Detran-RJ, Glaucio Paz.

    Antes de fazer as provas práticas no Posto Detran-Acessível, os alunos têm de fazer 45 horas de aulas teóricas na própria unidade. E as 20 horas de aulas práticas são ministradas pelos instrutores da Escola Pública de Trânsito (EPT), no posto da Francisco Bicalho, que é o único do país totalmente adaptado para este fim.

    Leia mais notícias de Petrópolis e região:

    Últimas