Detran lança serviço que visa simplificar processo de renovação da CNH

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/jul 09:26
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A partir desta segunda-feira (04), os motoristas terão mais uma possibilidade para requerer a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora, a abertura do requerimento também poderá ser feita pelo Posto Digital, serviço disponível no site do Detran, e os usuários só terão de comparecer aos postos, sem necessidade de agendamento, para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais, e depois, para pegar o documento.

    O usuário poderá escolher qualquer unidade do Detran para fazer a fotografia e a biometria. O atendimento será por ordem de chegada. Pelo Posto Digital, receberá o endereço da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental, e também indicar a unidade do Detran-RJ onde quer pegar sua nova CNH.

    Recentemente, o Detran-RJ também firmou convênio com cartórios do estado para os serviços de Habilitação – como primeira e segunda vias da CNH, renovação da carteira de motorista, além de alteração de dados e de categoria. Nesta parceria, disponível em 27 cartórios até o momento, o usuário também não precisa realizar agendamento para ser atendido, bastando chegar ao cartório com os documentos necessários.

    Mas é importante os motoristas ficarem atentos, já que só poderão preencher o requerimento no Posto Digital os usuários que optarem pela renovação simplificada da CNH – sem alteração dos dados da carteira anterior, ou, no máximo, com inclusão de informação de atividade remunerada. Qualquer alteração além desta exigirá o agendamento prévio do serviço em um posto do Detran-RJ.

    Vale ressaltar que a Renovação Simplificada da CNH não é obrigatória. Quem preferir pode continuar realizando o agendamento prévio nos postos. Para a nova versão simplificada, a CNH anterior precisa ter sido emitida no Estado do Rio de Janeiro e o domínio atual tem de ser do RJ. Os usuários com 65 anos ou mais têm a isenção do Duda.

    Posto Digital Detran-RJ

    Lançado em setembro de 2021 pelo Detran-RJ, o Posto Digital é um serviço que permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran, usando login e senha, para realizar procedimentos e obter documentos. Pelo Posto Digital, os usuários já fazem, por exemplo, a Autorização para Transferência da Propriedade de Veículos (ATPV-e), e também podem baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Para acessá-lo, o usuário precisa ter feito cadastro no portal gov.br, do governo federal.

    No setor de Habilitação do Posto Digital – onde já era possível fazer consultas de dados sobre a validade, a categoria e o número de pontos na CNH, por exemplo – o usuário agora acessará a aba “Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar”. Para fazer o requerimento, é preciso que o Duda de renovação de habilitação já esteja pago. O usuário só vai precisar informar o número do Duda e confirmar, em várias etapas, os dados que constam de seu Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).

    Para quem tem até 64 anos de idade, a aba da renovação simplificada estará disponível a qualquer momento, mesmo fora do prazo de renovação da carteira. Para os idosos a partir dos 65 anos, o botão só estará disponível quando faltarem 90 dias ou menos para o fim do prazo de renovação. Os usuários que dispõem da CNH com QR Code (emitidas a partir de maio de 2017) também terão acesso à imagem do documento.

    Passo a passo para requerer a CNH no Posto Digital:

    1 – Pagar o Duda de Renovação de CNH (Código 204-6), obtido no site do Bradesco;

    2 – Acessar o Posto Digital, no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) e clicar na aba ‘Habilitação’;

    3 – Clicar na aba ‘Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar’;

    4 – Preencher os dados exigidos e confirmar, em várias etapas, as informações apresentadas pelo sistema, incluindo dados biográficos e endereço de residência;

    5 – Indicar o posto do Detran-RJ onde deseja pegar o documento e aceitar as condições do serviço digital;

    6 – Na aba ‘Documentos Digitais’, imprimir os dois formulários: ‘Renach’ e ‘Endereço de Clínica Médica’. O Renach deverá ser levado ao posto para a foto e a coleta das impressões digitais. Já o Endereço da Clínica, para a realização de exame médico/psicológico;

    7 – Comparecer a um posto do Detran de sua escolha, em qualquer horário, sem necessidade de agendamento, para cadastrar a biometria e fazer a foto;

    8 – Fazer o exame de aptidão física e mental na clínica credenciada ao Detran-RJ indicada no formulário;

    9 – Buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital.

    Últimas