• Detran garante que abre 150 vagas para vistoria por dia, mas posto segue vazio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/03/2018 11:41

    Com menos da metade das vagas sendo disponibilizadas para os serviços de vistoria veicular no Posto de Detran do Alto da Serra, usuários estão precisando recorrer a postos de outros municípios para conseguir o atendimento. Com capacidade para 320 atendimentos diários, o único posto de vistoria do município está com o número de funcionários reduzido, segundo o órgão, devido a intervenção do Detran Conduta. Por isso, de acordo com o órgão, apenas 150 vagas estão sendo oferecidas por dia.

    A redução no número de vagas afeta principalmente quem precisa do serviço dentro de um prazo mais apertado, como é o caso das transferências de propriedade. No início da tarde de ontem, o pátio do posto estava mais uma vez vazio. A cena se repete há mais de uma semana. De acordo com usuários, apesar de o órgão alegar que são liberadas 150 vagas diárias, a impressão é que os atendimentos não chegam nem a 25% deste número.

    “Trabalho há 28 anos como despachante e, por causa da demanda, sempre tivemos problemas para agendar, mas agora está impossível. Eu fazia até sete agendamentos diários. Hoje mal consigo um. Só estão liberando algumas poucas vagas por dia. É impossível atender a demanda”, reclamou um despachante, que não quis se identificar por medo de represálias. 

    O despachante relatou que antes da intervenção, apesar do volume de acessos no sistema, conseguia fazer os agendamentos, mas agora ele tem 70 licenciamentos anuais e 18 transferências de propriedade pendentes porque não conseguiu vaga. “O calendário para cobrança do licenciamento começa no dia 31 de maio. Estou tentando adiantar os meus clientes, mas não há vaga. As transferências, para as quais preciso de vagas com mais urgência, estou agendando para postos de outras cidades”, disse.

    Apesar dos esforços do Detran para tentar atender a demanda de quase 100 mil veículos do município, com as edições do Detran Presente, os problemas ainda estão longe de chegar ao fim. Em maio do ano passado, o presidente do Detran, Vinícius Farah, anunciou uma parceria com a Prefeitura para a instalação de mais um posto de vistoria no município. Quase um ano depois, no entanto, o terreno para a implantação do posto ainda não foi definido. 

    Enquanto o sonho do novo posto não é realizado, o Detran promove ações itinerantes, com serviços de identificação civil e licenciamento. Foram realizadas seis edições do Detran Presente na cidade, com 7.550 atendimentos. 

    Segundo o Detran, o posto de vistoria de Petrópolis está sob intervenção após ação do Detran Conduta, que recebeu denúncias e afastou 11 funcionários. O número de vagas, segundo o órgão, será ampliado na medida em que a equipe de atendimento for treinada. O órgão explicou que vem tentando diminuir a demanda reprimida da cidade com as ações itinerantes.


     

    Últimas