Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto completa 44 anos
“Tenho que declarar o meu total reconhecimento e gratidão por todo o trabalho desempenhado por nossos militares e civis que, juntos, trabalham incessantemente para a nossa perfeita operação”. Essas foram as palavras de Pedro Henrique Mazzoni, comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto (DTCEA-PCO), ao seu efetivo, durante cerimônia em alusão ao 44º aniversário da unidade em Petrópolis.
A solenidade, que aconteceu na sede do Destacamento, na manhã dessa quinta-feira (30), contou com a presença de autoridades como representantes do Comando de Bombeiros de Área, 32º Batalhão de Infantaria Leve, ex-comandantes, chefe do Centro de Gerenciamento Técnico da Aeronáutica e diretores de instituições de ensino do município.
“Temos por missão prover a detecção de aeronaves e telecomunicações aeronáuticas, mantendo em operação, a todo momento, os sistemas que dão suporte à integridade e à soberania do Espaço Aéreo Brasileiro, na sua respectiva área de jurisdição, a qual compreende Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo”, disse o Primeiro Tenente Engenheiro Mazzoni, que também é o primeiro petropolitano a comandar o destacamento em toda a história da unidade.
O DTCEA-PCO foi criado no dia 2 de maio de 1975, antes mesmo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I), ao qual se subordinaria posteriormente. Sua localização fica a 1.772,08 metros acima do nível do mar, fora do perímetro urbano, no Fazenda Inglesa.
De acordo com o histórico da unidade, a escolha de sua localização levou em consideração o privilegiado posicionamento do Pico em relação ao Rio de Janeiro e regiões circunvizinhas. Vale destacar também o rigor meteorológico, com temperaturas abaixo de 0°C e rajadas de vento de 150 Km/h.
“Somos responsáveis pelo controle do espaço e defesa aérea. Contamos com equipamentos e recursos que garantem toda a eficácia dos nossos procedimentos. Mesmo levando em consideração que estamos em tempos de paz, estamos sempre preparados para qualquer tipo de ameaças, assim como a movimentação de pessoas e mercadorias. O nosso serviço é garantir a eficiência e segurança durante os voos”, disse Mazzoni.
Atualmente o local opera com quatro modernos radares, além de diversos equipamentos de telecomunicações, assim como uma estação meteorológica. O Destacamento tem participação fundamental para a garantia da segurança e da movimentação aérea durante grandes eventos, tais como a Copa do Mundo de 2014, Jogos Olímpicos Rio 2016 e, neste ano, para a Copa América.
“O DTCEA-PCO é extremamente relevante não só para os serviços prestados, como segurança de vida humana, como também os outros projetos que aqui acontecem, como o monitoramento da atmosfera, altos índices de disponibilidade e toda a sua qualidade, que nos deixa orgulhosos”, contou Luiz Rocha Carneiro, assessor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, e ex-comandante da unidade em Petrópolis.
Ainda durante a cerimônia militar, foi realizada a entrega de prêmios para os militares e civis que mais se destacaram no ano anterior, como também aos Amigos do Destacamento, que contribuem para o funcionamento da unidade.