• Desrespeito à restrição de caminhões na subida da serra

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/03/2023 02:08

    Não sei se vocês já repararam, mas é cada vez maior o tamanho de caminhões que circulam na BR-040. Quando trafegam pela parte mais larga da estrada ainda vai, mas esses veículos pesados na subida da serra são de colocar medo até em motorista profissional. Interessante que não é mais cumprida – nem fiscalizada – a portaria estadual que estabeleceu horários proibidos a caminhões subindo a serra.

    Riscos cada vez maiores

    A Secretaria estadual de Transportes baixou a portaria, em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em 2012. Veículos de carga, com dois ou mais eixos teriam restrição às sextas-feiras e vésperas de feriados, das 16h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h. Teriam, mas não é o que se vê hoje em dia.  Além do motorista de carro de passeio, que passa aperto ao lado das carretonas, as próprias carretas têm dificuldades de passar nas curvas. As cegonheiras também cresceram de tamanho e estão cada vez maiores. Só não acontece acidente mais grave porque Deus acode.

    A dupla é Duas em Ponto, mas o show é às 15h, sábado, na Deguste Especial de Dia da Mulher.

    Asfalto

    Um morador da Mosela, que reside no bairro há 60 anos, observa que a enxurrada ficou mais braba assim como o transbordamento do rio do bairro depois que as partes mais altas, como Battailard e Moinho Preto, foram asfaltadas. Todo mundo quer asfalto, mas essa é a pior consequência de se substituir os paralelos.

    Inchaço

    Tá feia a coisa entre os comissionados e contratados sem concurso público, principalmente na administração indireta da prefeitura. Se for todo mundo junto ao trabalho, não tem cadeira suficiente.

    Dia da Mulher

    Celebre de forma diferente! Na sexta e no sábado, a Deguste é especial em comemoração ao Dia da Mulher com uma campanha de arrecadação de itens de higiene, como absorventes, sabonetes, shampoos e condicionadores. Pode levar ou comprar no local e fazer a doação. Os 70 primeiros vão ganhar um chope, mas o melhor de tudo é a boa ação. O material arrecadado será doado para o Projeto do Morro. A campanha é uma parceria com a Confraria Coisa de Mulher e tem como objetivo ajudar mulheres em vulnerabilidade social. Bora?

    Rally

    A Rua do Expedicionários, no Bingen, é acesso para o Hospital Unimed. E não há um único paralelo que esteja nivelado nesta rua. É difícil de acreditar que as ambulâncias consigam acessar a unidade naquele estado de pavimento. É praticamente um rally para o paciente chegar ao hospital.

    Reclamar adianta

    Na semana passada a gente destacou por duas vezes o pessoal da Humberto Rovigatti. E eles foram atendidos. Desligaram finalmente a lâmpada que ficava acesa dia e noite na rua (agora acende somente no escuro) e recolheram o lixo que era tanto que chegou a invadir o ponto de ônibus.

    Fotos de hoje só de mulheres em comemoração à data. E aqui a gente destaca a Coletiva Feminina Popular, que assumiu mandato na Câmara de Vereadores. Na cadeira, como manda a lei, senta só a Júlia Casamasso, que foi o nome que disputou nas urnas, mas olha que timaço feminino compartilha o mandato!

    Agora tem gravação

    O vereador Léo França chegou a pedir uma sindicância para apurar o não atendimento da bispa evangélica Eliane no posto de saúde do Alto da Serra, uma reclamação que ela fez em uma audiência pública na Câmara. E não foi para saber se havia falha dos funcionários, mas ele colocou em dúvida a palavra da moradora do bairro se realmente ela esteve lá. Eis que, no dia seguinte ela foi, mais uma vez, e gravou o atendimento, que foi recusado de cara. Mas quando disse que esteve na Câmara arrumaram uma vaga no final do mês…

    Ué, mas já acabou?

    Mas e aquele apoio maroto (e útil) que o vereador Dudu estava dando ao prefeito Bomtempo em suas incursões nas comunidades na época em que o pessoal tava brabo com a falta de serviço da prefeitura? Já acabou?

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas