Despejo irregular de lixo e entulho em vias públicas gera reclamações
A demora na prestação dos serviços de manutenção viária e coleta de entulho tem prejudicado moradores de várias localidades. Na Rua Hélio Bittencourt, conhecida como Rua do Túnel, no Centro, tem lixo espalhado por todo o trecho. Isso porque, a principal coletora que ficava no local foi retirada, e agora resíduos domésticos e entulho se misturam na calçada. No Sargento Boening, a situação é ainda pior, os motoristas precisam disputar a rua com móveis velhos, eletrodomésticos e muitos buracos que estão por toda a via.
Da Rua Sargento Boening até a Estrada do Paraíso, há tantos buracos que em alguns trechos é impossível passar dois veículos ao mesmo tempo. “Eu tenho moto e quase não consigo subir a rua. Por ser uma ladeira, eu preciso pegar embalo. E como faz isso desviando de buracos a cada um ou dois metros? Nós estamos colocando nossa vida em risco. Nem os ônibus estão conseguindo passar direito”, lamentou a moradora Thamiris de Oliveira.
Próximo a uma quadra de esportes que é utilizada pelas crianças do bairro e os alunos da Escola Ana Mohammad, pedaços de madeira, sofá, televisão e muito lixo verde invade a rua atrapalhando pedestres e motoristas. Vizinhos ao local reclamam do descarte irregular, e pedem que a prefeitura tome medidas efetivas para que a prática seja coibida no bairro e, principalmente, a manutenção viária volte a ser feita no local.
Na Rua do Túnel a situação é parecida. O trecho que é utilizado como rota alternativa para acessar o Quissamã e Bairro Esperança, está com as calçadas escondidas pelo mato alto. A única coletora de lixo que havia no local foi retirada e agora o lixo é descartado junto com restos de obra e entulho na calçada. Moradores reclamam que além do descarte irregular do lixo, o local está se transformando em estacionamento irregular de carros.
“Havia uma coletora, mas retiraram. Sem um local próprio para o lixo, não tem como os próprios moradores fiscalizarem os vizinhos para não despejar o entulho na calçada. Além de deixar a rua com um aspecto ruim, a sensação de abandono deixa a rua perigosa. Há pouco tempo uma mulher foi assaltada ali”, disse, o morador, Paulo César.
Questionada sobre a situação exposta na reportagem a prefeitura informou que a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) vai incluir a Rua do Túnel e o Sargento Boening na programação de serviços das equipes operacionais para capina, limpeza e coleta do entulho. Assim como a Secretaria de Obras também vai incluir as localidades no cronograma de manutenção viária.
Cabe ressaltar que o despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas é proibido pelo Código de Posturas do município. A destinação correta é levar o material para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$ 800. A população pode ajudar a coibir o descarte irregular de entulho denunciando os casos para a Fiscalização de Posturas pelo telefone 2246-9042.