Despejo irregular de entulho causa infestação de ratos em Madame Machado
O despejo de lixo e entulhos nas calçadas da Travessa José Macedo, Madame Machado, tem causado transtornos para moradores da localidade devido ao excesso de detritos e uma infestação de ratos.
Leia também: Moradores reclamam de falta de coleta de lixo e entulho no bairro Mauá
“O nosso bairro está largado, falta manutenção viária, falta limpeza, e para piorar, essa lixeira na travessa José Macedo, infectada de ratazanas! A quantidade é tanta que já está invadindo as residências. A vigilância sanitária foi avisada e até hoje nada foi feito. Temos crianças que brincam ali perto e está perigoso”, reclama o morador Emerson Carvalho Souza, 43 anos.
De acordo com os moradores, devido à quantidade de lixo acumulado, os ratos estão invadindo as casas pelos canos de esgoto e águas pluviais. “É chato essa situação porque são os nossos próprios vizinhos que estão causando isso. Jogar esse monte de lixo na rua está nos prejudicando muito”, relata um morador que pediu para não ser identificado.
Sobre a reclamação dos moradores, a Prefeitura disse, por meio de sua assessoria, que a região de Madame Machado está no cronograma de tratamento da coordenação de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde e que os agentes estarão na região na próxima semana. A Prefeitura reforçou ainda que o despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas é proibido pelo Código de Posturas do município. A destinação correta é levar o material para o aterro de Pedro do Rio.
Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$ 800. Moradores podem realizar denúncias de despejo irregular pelo do telefone: 2246-9042. A região será incluída na programação de serviços das equipes regionais de Itaipava para receber remoção de entulho.
A Comdep oferece o serviço de recolhimento gratuito de até 20 sacos de entulho por meio do serviço Disque Entulho – os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 2243-7822.