Desmonte de rochas virou um “siga e pare” na gestão Bomtempo
A gestão Rubens Bomtempo licitou, em janeiro de 2023 – isso mesmo, há dois anos – o desmonte de rochas dentro dos rios. São blocos enormes de pedras que se deslocaram na enchente de 2022 e nas anteriores formando volume dentro dos rios e, claro, atravancando a passagem de água. A previsão era fazer a desobstrução de calhas do Rio Quitandinha, na Washington Luiz; Rio Piabanha, no trecho da Barão do Rio Branco e no Rio Palatinato, no Morin. Também entrariam neste rol de limpezas os canais da Rua Perroni Américo, na Vila Felipe, e da Vila Real, no Alto da Serra.
Vai e volta
E, desde que foi assinado contrato com a empresa que venceu a licitação, a prefeitura está ordenando início e retomada dos serviços. Em junho de 2023 mandou a empresa parar. Cinco meses depois, mandou reiniciar. E apenas 11 dias depois mandou reiniciar. Isso a gente sabe porque a prefeitura publicou as ordens de serviço no Diário Oficial de dezembro! Mesmo sendo um siga e pare de 2023. E não se sabe se foi concluído. Pelo que a gente vê dentro dos rios, não.
É sério?
Isso que é chover no molhado: a Câmara de Vereadores aprovou e o então prefeito Bomtempo, em um de seus últimos atos, sancionou projeto de lei “criando” a ronda escolar. O serviço, feito pela Guarda Civil, acontece desde mil novecentos e bolinha.
Lá tá pior
O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, fechou a prefeitura por 15 dias após encontrar a sede sem computadores, documentos, e até sem pilhas nos controles remotos de aparelhos.. Ele afirmou que o antecessor levou computadores, HDs, documentos e até bandeiras do Brasil e do município. Canella também mencionou que a transição não foi feita de forma adequada, e que a administração foi deixada em um caos. Ele está preparando uma lista do que foi levado para registrar a ocorrência na delegacia.
Só agora
Dá série de coisas que a gente só fica sabendo anos depois porque a prefeitura não divulga: a Cervejaria Petrópolis doou em 2022 quatro ambulâncias tipo UTI móvel para a cidade. O documento (assim mesmo apenas o extrato) foi divulgado na última edição do Diário Oficial da gestão Bomtempo. O processo começou em 2021 e o termo de doação foi assinado só no ano seguinte.
Bloco na rua
Virou o ano e o pessoal do Carnaval quer samba. E vai já bater na porta da prefeitura para a organização da folia que, este ano, é em março.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 236 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Salários quitados
O ex-prefeito Rubens Bomtempo fez questão de gravar vídeos para as redes sociais no dia 31 de dezembro, na sede da prefeitura, anunciando a quitação do salário de dezembro e do 13° salário dos servidores dentro do prazo. E ainda disse que deixou dinheiro em caixa. Deve ter sido um milagre de Natal porque até início de dezembro a gestão estava vendendo o almoço para comprar a janta.
Prioridade
E Bomtempo ainda tirou onda, falando que fechou o ciclo à frente da prefeitura com as contas pagas, “com muita dificuldade, por conta do bloqueio ao ICMS da GE-Celma”. E que fazia um alerta ao prefeito eleito: “resolver essa questão tem de ser prioridade!”.
Socorro, Luciano!
Pessoal do Morin mandou mensagem à coluna pedindo socorro e a gente repassa ao novo presidente da CPTrans, Luciano Moreira: a Marciano Magalhães, principal via do Morin, virou terra sem lei com o estacionamento de veículos em ambos os lados da via atravancando a circulação do ônibus.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br