• Desemprego: crise faz crescer a busca por cursos de especialização

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/06/2016 07:00

    Com a crise política e econômica que o país vive, com mais de 11 milhões de pessoas desempregadas, a disputa por uma colocação no mercado de trabalho começa a ficar cada vez mais intensa e as empresas cada vez mais exigentes. 

    Para isso, muita gente está buscando se formar mais cedo e já buscar cursos de especialização para tentar um destaque que seja garantia de uma boa colocação de emprego. 

    Quem tem diploma de curso superior relacionado à qualquer área, principalmente os que tenham participação nas ações estratégicas das empresas onde atuam, têm a necessidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e buscar estar sempre alinhados com as forças que determinam os rumos da organização e do mercado.

    Seja na parte experimental ou prática, a busca por capacitação deve sempre acompanhar o profissional, seguindo o lema de “desistir jamais”. O novo profissional deve sempre buscar novos recursos para estar melhor preparado para as rápidas mudanças que norteiam sua área de atuação.

    Atualmente, os jovens profissionais enfrentam o dilema de seguir estudando em busca de especialização ou se inserir no mercado de trabalho, porém a escolha mais inteligente é optar por um meio termo, porque a experiência é muito valorizada e fundamental, mas é preciso estar antenado.

    É por esse motivo que muitos recém-formados já estão começando a se inscrever em cursos de pós-graduação online. A jovem de 25 anos Elaine Zainotte, que mora no distrito de Cascatinha, formou-se em Psicologia há um ano, mas até hoje não parou de estudar. “Não tem como ficar parada. O mercado está muito complicado. E se está difícil para todo mundo, imagina para os menos qualificados?”, questionou. A jovem concilia o estágio em uma escola e o curso de pós-graduação à distância que faz em uma universidade carioca. “Eu trabalho na escola e ainda corro para casa para poder estudar. Enquanto estou com esse estágio, eu vou aproveitar o máximo para me especializar. Meu sonho é trabalhar em clínica e ter, pelo menos, umas duas pós para dar início ao mestrado”, completou.

    Diferente do caso de Elaine, muita gente ainda tem dúvida de qual especialização é melhor para a carreira. Há muitas opções no mercado e na hora de escolher é preciso estar atento a muitos detalhes. Para auxiliar nessa busca, alguns sites oferecem um vasto diretório com mais de milhares de graduações e cursos via web e presenciais. Esses cursos online vão de especializações até mesmo os mestrados. 

    O gastrônomo Rodrigo Belmonte, de 29 anos, é de Itapeva, Minas Gerais, e se mudou para Petrópolis há um ano. O mineiro se formou em seu estado natal mas veio para a Cidade Imperial devido à proximidade com o Rio para poder conciliar o trabalho com o curso de especialização. “Eu estou trabalhando em um restaurante de Juiz de Fora nos fins de semana, mas a pós-graduação mais adequada que encontrei só tem disponível no Rio. Então, por isso, eu comecei a pesquisar lugares para morar. Encontrei em Petrópolis essa oportunidade”, completou. 

    Rodrigo disse ainda que essa é apenas a primeira especialização. “Eu estou apenas começando. Estou fazendo minha primeira pós, mas quero muito mais. Pretendo me tornar um mestre em gastronomia e ser um dos chefes mais renomados, pelo menos, do nosso Estado para poder garantir minha colocação no mercado”, completou.

    Em Petrópolis, a Universidade Estácio de Sá, que fica no Bingen, oferece diversos cursos de pós-graduação à distância para as áreas de Direito, Gestão, Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia. 

    Além disso, a Fundação Getúlio Vargas, assim como outras instituições do país, oferecem oportunidades à distância somente com provas presenciais, aumentando o custo-benefício e dando mais oportunidade para quem quer se especializar sem sair de casa.

    Diferença entre Pós graduação e MBA

    O curso de pós-graduação é uma formação acadêmica e profissional oferecida àqueles que já concluíram um curso de graduação. O objetivo é formar professores de nível superior e fornecer especialização nas mais diferentes áreas de conhecimento.

    Já MBA é uma sigla inglesa para "Master in Business Administration", que em português significa Mestre em Administração de Negócios. MBA é um curso de formação de executivos na área de administração, estudando matérias de finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing, entre outras.


    Últimas