• Desembargador Peterson Barroso Simão é o novo presidente do TRE-RJ

  • 28/mar 19:22
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação/TRE-RJ

    Em sessão solene realizada na última quarta-feira (26), no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o desembargador Peterson Barroso Simão foi eleito por aclamação e tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). 

    “A nossa missão no TRE-RJ é trabalhar por eleições com lisura, um evento popular de paz, com resultados corretos que venham a eleger representantes que cumpram as leis eleitorais”, declarou o novo presidente da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Peterson Barroso Simão.

    O magistrado reforçou que “o voto não pode ser objeto de negócio ou imposição ilegal” e anunciou a intenção de visitar as zonas eleitorais do estado para ouvir servidores e magistrados e “aperfeiçoar as eleições do futuro”. O novo presidente do TRE-RJ destacou a importância de uma Justiça Eleitoral “forte, atuante e fiscalizadora, cujos atos são emitidos e executados com celeridade para garantir a democracia”. 

    Na solenidade, o desembargador Claudio de Mello Tavares tomou posse como membro do TRE-RJ e assumiu a Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral. O magistrado reiterou o compromisso institucional com a democracia, a justiça e o cidadão, e garantiu uma atuação contundente contra a influência do crime organizado.

    “Defenderemos com rigor o direito do povo de escolher seus representantes sem que forças paralelas interfiram na sua decisão. Nem o tráfico, nem a milícia, nem qualquer forma de organização criminosa obscura pode e deve sequestrar a vontade do cidadão. O voto pertence ao eleitor e somente a ele”, declarou o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral. 

    Em nome da Corte Eleitoral fluminense, o desembargador eleitoral Ricardo Perlingeiro destacou a trajetória dos empossados. “O passado nos dá um norte seguro para o futuro e, se há algo que podemos afirmar com convicção, é que a responsabilidade, a prudência e a coragem que sempre marcaram as trajetórias dos empossados garantirão que essa gestão siga firme no compromisso com a independência, a segurança jurídica e o respeito à soberania popular”. 

    Desembargador Peterson Barroso Simão

    O desembargador Peterson Barroso Simão formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Antes de entrar para a magistratura estadual, foi defensor público do estado do Rio de Janeiro por dez anos, além de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Itaboraí, de 1986 a 1987.

    Como juiz de Direito, atuou nas comarcas de Petrópolis, Nilópolis, Cachoeiras de Macacu, Resende, Teresópolis e Niterói. Por dois mandatos foi presidente da primeira regional da Amaerj e fez parte, como membro, da diretoria da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Desde maio de 2022 é presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB).

    Na Justiça Eleitoral, foi juiz titular das antigas 114ª ZE e 142ª ZE, atualmente 71ª ZE e 72ª ZE, ambas em Niterói. De dezembro de 2023 até março de 2025, foi o vice-presidente e corregedor regional eleitoral dessa Justiça especializada fluminense. Autor de livros e de diversos textos em jornais e na Revista Justiça & Cidadania, o magistrado é membro da Academia Fluminense de Letras.

    Leia mais notícias de Petrópolis e região:

    Últimas