• Descubra novos olhares: 5 circuitos ecorrurais em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    A experiência proporcionada pela cidade de Petrópolis vai muito além do Centro Histórico, seus arredores, e Itaipava. Suas áreas rurais são uma alternativa turística – incrível, por sinal  – para aqueles que procuram uma programação diferenciada, com muitas estradinhas de terra, plantações, ar fresco, diferentes tons de verde, produtos locais e aventuras. 

    O Descubra novos olhares da Casa & Campo é para quem, não satisfeito em conhecer apenas os locais mais visitados da cidade, adora descobrir outras possibilidades e viver experiências inesquecíveis. 

    CIRCUITO SECRETÁRIO

    Foto: Marco Oddone

    Localizado em Pedro do Rio, Secretário é um vilarejo repleto de belezas naturais. O local é ideal para conhecer produtores locais de geleias, compotas, queijos, doce de leite, cachaça, entre outros. 

    Quem visita o local não pode perder a oportunidade de vivenciar novas experiências no Caminho Novo da Estrada Real, como visitar o Museu Tiradentes, descobrir as melhores trilhas para Mountain Bike, andar de quadriciclo, e aproveitar a experiência oferecida pela única vinícola do Estado do Rio de Janeiro. 

    O Museu Tiradentes funciona de quarta a domingo das 9h às 17h.

    A visita à vinícola ocorre, normalmente, aos sábados e domingos, a partir das 11 horas, com previsão de 1h de duração. 

    Mais informações sobre as atrações do Circuito Secretário: http://visitesecretario.com.br 

    CIRCUITO ARARAS-VIDEIRAS

    Foto: Gabriel Britto Silva, via @vdasvideiras 

    Prepare-se para ficar encantado com as paisagens rurais e naturais de tirar o fôlego, como a Reserva Biológica de Araras, o Morro da Maria Comprida e a Pedra da Cuca. Até a chegada no Vale das Videiras, a estrada é repleta de opções de restaurantes e compras.

    O roteiro deste circuito é muito versátil, podendo ser mais radical, holístico, artístico, esportivo ou gastronômico, dependendo do que você procura. Aos sábados, a Feirinha Vale das Videiras oferece produtos agrícolas e laticínios locais, com destaque para os orgânicos. Além disso, ao longo do ano, há uma agenda de eventos que vale a pena conferir.

    CIRCUITO CAMINHOS DO BREJAL 

    Foto: Sara Gehren – Arquivo da Tribuna de Petrópolis

    Pense num pequeno paraíso rural, repleto de plantações de flores, ervas aromáticas, hortaliças e legumes. Este circuito está localizado no Distrito da Posse, a 60 minutos do Centro Histórico e a cerca de 20 minutos do distrito de Itaipava. 

    Você não só pode visitar as plantações, mas também acompanhar de perto a paixão que os produtores locais têm pelo que fazem, conhecer a fabricação artesanal de conservas e geleias orgânicas,  visitar um haras, além dos artesanatos da comunidade local, pousadas e restaurantes.

    CIRCUITO PEDRAS DO TAQUARIL

    Foto: Nathan Porto 

    Você pode não ter ouvido falar sobre este circuito, mas já deve ter ouvido falar na Pedra do Elefante. Essa pedra é uma das grandes atrações do Circuito Pedras do Taquaril, em Pedro do Rio, 4º distrito de Petrópolis. 

    Lá você pode viver experiências incríveis, como apreciar as cachoeiras e piscinas naturais, conhecer a agricultura local, contemplar grandes montanhas, além de aproveitar momentos de silêncio e ar puro em meio à natureza petropolitana. 

    CIRCUITO VALE DO BONFIM

    Foto: Marcelo Tavares 

    O Circuito Vale do Bonfim fica localizado a 18km do Centro Histórico de Petrópolis, ocupando uma área de cerca de 150 hectares.

    O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o principal atrativo deste circuito, com paisagens marcantes da Mata Atlântica e a famosa travessia Petrópolis – Teresópolis. 

    Registrou um momento especial em algum desses circuitos? Poste sua foto no Instagram com a hashtag #tônatbn. As melhores fotos aparecerão no nosso feed aos sábados!

    Últimas