
‘Desapegue’: APPO lança campanha para manter bazares e brechós ativos
Os bazares e brechós promovidos pela APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos são conhecidos por todas as pessoas que amam garimpar peças de qualidade e com preços acessíveis. De forma geral, a APPO realiza bazares na própria sede da instituição, na Igreja do Rosário e agora participa periodicamente do Ecobrechó Park.
Nos eventos, além de roupas para adultos e crianças, também é possível encontrar uma variedade de itens como brinquedos, calçados, acessórios, utilidades para o lar, objetos de decoração, entre outros. Todas essas peças são o resultado de doações que a APPO recebe cotidianamente e que passam por um processo de seleção. Na maior parte das vezes as roupas são costuradas, lavadas, devidamente dobradas e empacotadas. Já nos sapatos é feita uma limpeza especial e aplicado talcos, dentre outros pequenos trabalhos de cuidado individual, para então serem vendidos.
“Nossos compradores já sabem que todo o valor arrecadado com a venda das peças nos bazares e brechós é utilizado para compor os recursos necessários para manter a Casa de Apoio, que funciona durante o ano todo acolhendo pessoas que vem de outras cidades fazer o tratamento do câncer em Petrópolis, bem como com as contas do dia a dia, pagamento dos salários dos trabalhadores que atuam na instituição, dentre outros”, pontuou Ana Cristina Mattos, presidente voluntária da APPO.
De acordo com a instituição, como o número de brechós aumentou, por conta do ingresso no Ecobrechó Park, neste momento a instituição precisa ampliar o recebimento de doação, para então efetuar as vendas nos bazares e brechós e manter a sustentabilidade da Associação.
“Decidimos lançar a campanha ‘Desapegue’ com o intuito de fazer saltar aos olhos de quem conhece o trabalho da APPO, que precisamos de apoio. A maior parte das pessoas tem roupas e sapatos no armário que já não são mais usadas e que ficam ocupando espaço. Nosso pedido é para que todos parem por alguns minutinhos e olhem para os seus armários. Tudo o que não foi usado por mais de um ano, tende a não ser mais usado e para nós essas peças são muito importantes e vão se transformar em alimentos para as cestas básicas que doamos, pagamentos de exames para pacientes, dentre outros”, ressaltou Ana Cristina.

Foto: Divulgação
As doações devem ser entregues na Casa de Apoio, que é a sede da APPO, e que fica localizada à Rua Visconde da Penha, nº 72 – Centro – Petrópolis. A instituição está de portas abertas sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.