• Desacertos e desmandos presidenciais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/06/2020 00:01

    A pandemia nos entontece, mas Brasília entontece mais ainda. Eu só vou anotando. Nos últimos dias, sabendo dos riscos que corre, das insatisfações que provocou, inclusive nos generais das Forças Armadas que não usam terno, Bolsonaro está inaugurando a sua versãozinha “Paz e Amor”, fazendo gestos gentis aqui e ali. Mas a ficha corrida dos desacertos e desmandos presidenciais é longa. Eu só vou anotando e comentando.

    Como todo delinquente, todos negam tudo. Mas depois de o advogado de Bolsonaro, amigo da família, frequentador do Planalto, dar esconderijo ao Queiroz, autor e cúmplice de crimes, Bolsonaro deu fuga sorrateira a Weintraub, o pior Ministro da Educação de todos os tempos, passível de condenação e prisão pelos crimes que cometeu. Antes, houve a interferência na PF, para tentar proteger criminosos autores de fake news e atentados contra a democracia e as instituições democráticas. Obstrução de justiça e acobertamento de crimes e criminosos… Está virando um hábito. Mas, como todo delinquente, todos negarão tudo. Aliás, “o Bolsonaro não sabia de nada”. Assim como “Lula não sabia de nada”. Os fanatismos são sempre muito parecidos.

    2017: Jair Bolsonaro, ao lado de Flávio: “Não quero essa porcaria de foro privilegiado”. 2020: Flávio Bolsonaro recorre ao TJ para obter foro privilegiado. Numa decisão amalucada, porque entende que o sujeito mantém o direito a foro especial mesmo depois de vencido seu mandato – que, a ser tomada como modelo, anula os objetivos da decisão do STF quanto ao tema – os desembargadores decidem a favor do filho mais velho do presidente, o zero um. Estão aí, a incoerência, a mentira, a hipocrisia. Um eleitor desse pessoal se sentiria traído na sua dignidade de cidadão. Mas parece que em alguns, o fanatismo resiste. É maior que a cidadania.

    Tem gente ainda entusiasmada porque supostamente não há mais ladrões de banco no Planalto, mesmo que se tenham multiplicado os milicianos da rachadinha e os batedores de carteira. Já eu, que aprendi com minha mãe a não ficar nem com os centavos de qualquer pessoa, prefiro que roubo nenhum aconteça. O mandamento que diz “Não furtarás”, não estabeleceu quantias. Para Deus – sempre acima de todos, né – ladrão é ladrão, crime é crime. Pecado é pecado.

    Bolsonaro e Lula jogam no mesmo time. Ambos lutam contra a prisão após condenação em segunda instância, essa arma importante no combate à corrupção e à impunidade. Os seguidores de ambos aplaudem. Os fanatismos são mesmo irmãos.

    Não custa saber. O advogado de Bolsonaro – que escondia Queiroz – teve ligações com a organização esotérica Lineamento Universal Superior (LUS), como reportaram a revista Época e o site O Antagonista. Wassef se interessou pelas crenças da LUS, dentre as quais a de que “Deus não é o Criador, mas sim um ser maligno”. Wassef, que era chamado de “filho” por Valentina, a líder da LUS, advogou num caso em que a organização foi acusada de praticar sacrifícios de crianças. Embora arquivado por falta de provas, o inquérito serviu para registro do universo de crenças que então seduziam o advogado de Bolsonaro. (Fontes. Revista Época e site O Antagonista). 

    Na hora em que escrevo, os números da pandemia somam mais de 55 mil mortos e mais de 1,2 milhão de casos. E continuamos sem Ministro da Saúde. Ah, mas o Presidente na sua versãozinha “Paz e Amor” mandou tocar uma Ave-Maria no acordeon, em intenção dos mortos da gripezinha… 

    Últimas