• DER começa trabalho de limpeza para liberar a Estrada União e Indústria

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/03/2018 12:00

    Equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias acompanham o serviço de desmonte de rochas na Estrada União e Indústria, no distrito da Posse, que começou nesta segunda-feira (12). Os trabalhos, feitos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER- RJ), foram iniciados durante a tarde, na altura do trecho conhecido como “Jacuba”, onde um deslizamento de pedras interditou a estrada na última quinta-feira. No início da tarde desta terça-feira (13) Estrada União e Indústria foi parcialmente liberada pelo DER. O trânsito de veículos leve está ocorrendo em esquema de “pare e siga” no momento. A previsão é de que a circulação dos ônibus seja retomada às 15h.. A quantidade de rochas foi avaliada em 15 toneladas.

    Por conta do risco de novos deslizamentos, a Defesa Civil isolou uma área em um raio de aproximadamente 80 metros ao redor do local do incidente. Uma máquina e quatro caminhões do DERRJ estão sendo utilizados para os trabalhos. 

    O prefeito Bernardo Rossi acompanhou o início dos trabalhos. “A Prefeitura tem equipamentos para a remoção das rochas, porém não tem a expertise, a técnica do DER para fazer com segurança. Precisamos aguardar a vistoria técnica e a orientação do DER, afinal, temos uma comunidade instalada à beira da estrada que poderia ser atingida com uma ação irregular”, pontuou o prefeito aos moradores, que também assistiram ao início do trabalho de retirada das rochas.

    O Departamento de Recursos Minerais do Estado também foi acionado pela Defesa Civil de Petrópolis. “Logo após a queda, acionamos o DRM-RJ para avaliar as condições do maciço rochoso. Eles encaminharam os técnicos e avaliaram a situação antes que o trabalho fosse iniciado. Por uma questão preventiva, isolamos a área para garantir mais segurança aos trabalhadores e para evitar a presença de curiosos próximos ao local”, explica o Secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

    Cerca de 30 homens, entre funcionários da COMDEP e das secretarias de Obras e de Serviços e Ordem Pública (SSOP), ainda trabalham na limpeza dos locais de deslizamentos na Posse.

    Últimas