• Deputados da Alerj divulgam o parlamento juvenil em escolas estaduais do Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/06/2016 15:30

    Centenas de estudantes das escolas públicas estaduais do Rio participaram de palestras e atividades no dia D de divulgação da décima edição do Parlamento Juvenil (PJ), que aconteceu nesta segunda-feira (20/06). Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) visitaram colégios em todas as regiões fluminenses e explicaram para os alunos como é a rotina de trabalho de um parlamentar. O objetivo é incentivar os jovens a participarem do PJ, que leva estudantes da rede estadual de ensino do Rio, eleitos por voto direto pelos próprios colegas, a viver a rotina de um deputado estadual durante uma semana, em novembro, na Alerj.

    O deputado Luiz Paulo (PSDB), que esteve nos colégios estaduais Infante Dom Henrique e Pedro Álvares Cabral, ambos em Copacabana, Zona Sul do Rio, afirmou que é fundamental a participação do jovem na política: "Os estudantes precisam tomar posse da sua cidadania, como diz o lema do Parlamento Juvenil. Mesmo que eles não sigam a vida pública, o projeto é importante para que os adolescentes entendam mais sobre política, votem conscientemente e acompanhem criticamente os mandatos dos deputados", declarou Luiz Paulo.

    A estudante Beatriz Muscardini, de 16 anos, disse que irá se inscrever no projeto. "Achei muito interessante. Quero participar do PJ para aprender e saber criticar corretamente tudo o que eu acho de errado na política". O aluno Gabriel Mathias completou: "A população em geral não sabe como funciona o trabalho dos políticos. Iniciativas como esta são importantes para inserir os jovens na política", declarou o adolescente de 16 anos.

    A diretora adjunta do Colégio Infante Dom Henrique, Heloísa Helena Blanco Rodrigues, acredita que o PJ pode transformar a vida de jovens: "Vamos divulgar em toda a escola. Queremos que muitos alunos se inscrevam e participem do Parlamento Juvenil. A experiência, com certeza, será única para todos".

    Programação

    O PJ é feito em parceria com as secretarias de Estado de Educação (Seeduc) e de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje). O projeto oferece a oportunidade para estudantes da rede estadual de ensino, de 14 a 17 anos, dos 1º e 2º anos do ensino médio, de atuarem como deputados por uma semana. As inscrições são on-line, tiveram início em 23 de maio e se encerram no dia 24 de junho. Até agora, mais de 50 municípios já inscreveram candidatos. No ano passado, o PJ bateu recorde de inscrições, com mais de 500 jovens participando.

    Após essa primeira fase, os alunos passarão pelo processo eleitoral. O primeiro turno, entre as escolas dos interessados, acontece no dia 6 de julho. Já o segundo turno, onde são envolvidos todos os candidatos da cidade, ocorre em 20 de julho. Este ano, a novidade é que as três cidades com maior número de inscritos poderão ocupar duas cadeiras no Parlamento Juvenil. A capital, devido ao grande número de habitantes, já ocupa 3 cadeiras. Ou seja, agora o PJ poderá contar com 97 jovens na semana de culminância do projeto.

    A programação da décima edição promete ser histórica e contará com visitas a projetos sociais, cursos de qualificação e programações culturais.

    Últimas