Hugo Leal pede a instalação de um hospital de campanha em Petrópolis

08/abr 11:02
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Devido a gravidade em Petrópolis, por causa do aumento no número de casos de Covid-19, que já chegou a 96.69% de leitos de UTI ocupados e 88.43% de leitos de clínica médica do SUS e quase 100% da rede privada. O deputado federal, Hugo Leal (PSD), além de reiterar junto ao Ministério da Saúde, a necessidade de um hospital de campanha na Região Serrana, instalado em Petrópolis, enviou ofício ao Governo do Estado pedindo apoio financeiro para o aumento no número de leitos de clínica médica e UTI em Petrópolis.

O deputado esclareceu que o hospital de campanha seria para atender a demanda dos municípios da região que buscam atendimento em Petrópolis para tratamento do Covid-19, sendo muitos encaminhados pela Central de Regulação do Estado. Já o aumento de leitos em hospital como Santa Mônica, Nossa Senhora Aparecida e Hospital Clínico de Correas (HCC) seria para atender apenas os petropolitanos, pois a demanda cresceu muito nas últimas semanas.

No ofício encaminhado ao governador em exercício, Claudio Castro, o deputado afirma que “as providências que estão sendo adotadas pela Prefeitura de Petrópolis ainda são insuficientes devido ao crescimento dos casos”, ressaltando que a rede pública e privada atende muitos pacientes vindos de outros municípios. O deputado encaminhou ofício ao prefeito interino, Hingo Hammes informando da medida tomada junto ao Estado.

No documento, Hugo Leal ressalta ainda que o “Município de Petrópolis, além de se afigurar como principal município da Região Serrana, tem uma característica que lhe é própria, que é a predominância turística, de maneira que os dados atuais de acompanhamento da pandemia demonstram uma lotação de quase 100% dos leitos para tratamento da Covid nas unidades de saúde, tanto públicas, quanto privadas, que tem recebido também moradores de cidades vizinhas e de municípios do Estado”.

Há um ano, em abril de 2020, o deputado já havia encaminhado ofício ao Ministério da Saúde para a instalação de um hospital de campanha, como fez agora ao reiterar o pedido. De acordo com Hugo, o Ministério garantiu “apoio técnico” em caso de instalação da unidade por parte do estado ou do município, lembrando que o pedido precisa ser encaminhado tanto pelo governo municipal quanto pelo governo estadual.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde até o momento Petrópolis contabilizou 740 óbitos, com 25.989 casos confirmados.

Em resposta à Tribuna, a Prefeitura informou que “todo apoio é bem-vindo neste momento de união. Ressaltou que Petrópolis já está usando o modelo dos hospitais de campanha nas unidades de saúde decretadas como sendo de apoio à covid-19 – Hospital Santa Mônica e Hospital Clínico de Corrêas (leitos covid). Juntas, somam 66 leitos (entre clínicos e de UTI). O pedido feito pelo deputado reforça as ações do governo municipal tanto para a abertura e possível ampliação dos leitos quanto para o credenciamento dos mesmos pelo Governo do Estado.”

Leia também: Defensoria cobra da Prefeitura informações sobre grupos prioritários no plano de vacinação

Últimas