• Deputado: administração pública é preocupação mundial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/04/2017 15:55

    Em Nova York, onde participa da 16ª Sessão do Comitê de Especialistas em Administração Pública (CECA – Committee of Experts on Public Administration) da ONU, o deputado federal Hugo Leal destacou a prioridade dada, em outras países, à gestão pública e governamental. "Neste encontro, ficou claro que nações de todos os continentes e de diferentes níveis de desenvolvimento têm em comum a preocupação com a melhoria e a eficiência da administração pública e buscam caminhos para avançar nessa área", afirmou o presidente da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Gestão Pública.

    Neste encontro, o mexicano José Castelazo, integrante do CEPA e ex-diretor do Instituto Nacional de Administração Pública de seu país, fez uma exposição sobre liderança institucional e os objetivos do desenvolvimento sustentável, e Angelita Gregorio-Medel, subsecretária de Desenvolvimento Institucional do Ministério do Previdência Social das Filipinas falou sobre o engajamento da burocracia na busca dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

    Também fizeram apresentações sobre experiências de administração pública a presidente da Comissão do Serviço Público do Quênia, Margaret Kobia, o secretário-geral do Ministério da Reforma da Administração e do Serviço Civil do Marrocos, Ahmed Laamoumri, o diretor do Escritório Nacional do Serviço Civil da Guatemala, Estuardo Ramirez, e o chefe da Divisão de Assuntos Legais e Institucionais da Diretoria Nacional de Serviço Civil do Chile, Francisco Silva Duran.

    Para Hugo Leal, as experiências apresentadas apontam na direção da necessidade de qualificar cada vez mais os agentes públicas para melhorar a eficiência da gestão. "Infelizmente, no Brasil, na maioria dos casos, essa questão não está entre as prioridades dos gestores. E fica difícil melhorar a administração pública sem métodos modernos de gestão e sem pessoal qualificado", destacou o parlamentar que, antes de ser deputado, foi secretário de Administração e Reforma do Estado do Governo do Rio.

    O tema central da reunião do Comitê é "Garantir a Implementação Efetiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: liderança, ações e meios". Entre os debates previstos, estão a mudança de mentalidade na administração pública , as relações entre gestores públicos e organizações da sociedade civil, ações integradas entre órgãos governamentais com foco nos objetivos do desenvolvimento sustentável. "Além desse tema mais amplo, os integrantes do Comitê também estão discutindo outras questões que desafiam a gestão pública", explicou o parlamentar do PSB.

    Em Nova York, a delegação brasileira na  16ª Sessão do Comitê de Especialistas em Administração Pública (CEPA) também teve reunião com o embaixador do Brasil junto às Nações Unidas, Mauro Vieira, e outros funcionários da missão brasileira: na pauta, a indicação de representante especialista do Brasil no CEPA e preparativos sobre reunião da ONU em outubro sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.


    Últimas