• Depois de três temporais seguidos, Inea inicia limpeza dos rios na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/01/2020 10:26

    O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciou, no fim de semana, a limpeza dos rios da cidade, por meio do programa do governo do Estado Limpa Rio. Os trabalhos começaram na região do Bingen, na entrada da Rua João Xavier. Dois caminhões e uma retroescavadeira estão fazendo a dragagem e todo o material retirado está sendo levado para Pedro do Rio. 

    A limpeza começou depois de três temporais seguidos, que causaram alagamentos e quedas de barreira em vários pontos da cidade. O local escolhido pelo Inea para iniciar a dragagem foi uma das áreas que mais sofreram na semana passada. O transbordamento do rio arrastou carros e invadiu algumas dependências da fábrica GE Celma

    Segundo o morador Vitor Florenzano, de 29 anos, o transbordamento é recorrente no local. “Sempre que chove forte ele transborda, uma vez cheguei a ficar preso no ponto de ônibus porque não dava para passar. Sem contar a lama e a sujeira que fica depois. Eu espero que com essa limpeza a situação melhorr, porque eu nunca os vi fazerem um trabalho ali”, disse.

    Leia também: Prefeitura já confirmou 540 ocorrências por causa das chuvas

    A última vez que o Inea fez a limpeza dos rios na cidade foi em 2018, quando mais de cinco mil toneladas de sedimentos foram removidos dos leitos dos rios Piabanha, Palatinato e Quitandinha em pontos do Centro, Mosela, Coronel Veiga e Ponte Fones. Também foram feitas limpezas nos rios que cortam Corrêas, Bonsucesso e Nogueira.

    Em outubro do ano passado, o governador Wilson Witzel anunciou a retomada do programa Limpa Rio com um investimento de R$ 43 milhões. Os trabalhos começaram em Teresópolis ainda em 2019 e chegaram em Petrópolis esta semana. Há previsão também de que as dragagens ocorram em Nova Friburgo. 

    Últimas