O Sr. Uitinei, de 72 anos, é paciente oncológico em tratamento no Centro de Terapia Oncológica (CTO). Para realização do acompanhamento de seu estado de saúde, ele foi encaminhado para o urologista na rede pública de saúde. No entanto, o idoso precisou esperar três meses para conseguir a consulta que foi, finalmente, marcada para esta terça-feira (18).
“Estive no ambulatório do Hospital Alcides Carneiro implorando um encaixe, mas não fui atendido. Estou tentando falar com a assistência social há horas e não sou atendido.”, desabafa.
O paciente, que não pode ficar muitas horas sem se alimentar, precisou desistir de tentar falar com a assistente social. Na portaria do Hospital Alcides Carneiro (HAC) foi informado ao Sr. Uitinei que ela estava em atendimento.
Além da demora, ele também perdeu o acesso ao Consulta Fácil, um serviço disponibilizado pela Prefeitura de Petrópolis. No site, o paciente podia verificar suas consultas médicas e agendá-las em unidades de saúde pela internet. A ideia do serviço, teoricamente, é facilitar o atendimento e melhorar a comunicação com os pacientes, mas isso não vem acontecendo, segundo Uitinei.
A Secretaria de Saúde informou à Tribuna que o paciente passou pela primeira consulta urológica no ambulatório do Hospital Alcides Carneiro no mês de julho e preferiu realizar a biopsia pela rede privada.
Sobre o ambulatório do Hospital Alcides Carneiro, foi informado que o local conta com dois médicos urologistas. O atendimento também é realizado no Ambulatório Escola e em uma clínica conveniada. O HAC conta, ainda, com três urologistas no atendimento cirúrgico.
Também questionamos o número de pacientes na fila de espera para realização de consultas, mas a Secretária de Saúde não deu nenhum retorno.