• Depois de 8 meses, vereadores não conseguem apresentar relatório das chuvas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/10/2022 02:29

    *atualizada às 11h17

    Falamos aqui várias vezes sobre a Comissão de Transparência da Câmara de Vereadores criada logo após as chuvas de fevereiro para investigar como está sendo usado o dinheiro que chegou ao município. Passaram oito meses e ainda não se tem um relatório.  Em uma sessão (audiência pública), em agosto, chegou a rolar a apresentação do relatório, mas aí deu-se uma confusão porque, parece, que a comissão não tinha acessado o documento antes.

    Troca de relator

    Eis que o relatório feito pelo vereador Eduardo do Blog foi rejeitado pela própria comissão em uma reunião interna, afinal, os três votos contrários foram de vereadores da base do governo Rubens Bomtempo.  E escolheram um novo relator, Junior Paixão, que ainda está confeccionando o documento. Agora, quando vai apresentar…  Mas deve estar bem caprichado listando uma a uma as obras e como está sendo gasto o dinheiro público.

    Por enquanto, só uma comissão tem relatório

    Apenas a Comissão Especial de Finanças, Infraestrutura e Retomada Econômica, presidida por Fred Procópio vai mostrar serviço: apresenta em audiência pública dia 16, às 19h, o relatório sobre os trabalhos. O documento, que tem quase 500 páginas, já aprovado, é propositivo, com indicações de medidas que devem ser adotadas pelo governo municipal para prevenção de novas tragédias, além de organização e planejamento de resposta a desastres.

    Relatório no Portal

    Falando nisso, agora que o Portal da Transparência da Câmara está zero bala, como garante o seu responsável, Pedro Santos, chefe do Setor de Projetos Especiais, já pode colocar o relatório lá, com destaque, para a gente localizar bem rápido e chegar na audiência com a leitura em dia para tirar dúvidas.

    Contagem

    Faltam 54 dias para o verão.

    Abraço

    O Geden, Grupo Especializado em Desastres Naturais, formado por voluntários já alcança a participação de 900 pessoas já treinadas em noções de busca, salvamento e resgate de pessoas e animais e vem atuando em respostas aos episódios das chuvas na cidade. Mas hoje eles fazem uma programação especial. Estarão de 10h às 17h no calçadão do Cenip distribuindo abraços. Partisans vão lá pegar o seu, afinal, toda a população precisa de um abraço.

    Essa é uma parte da galera do Geden (Grupo Especializado em Desastres Naturais) que vai estar no calçadão do Cenip hoje distribuindo abraços

    Fazendinha 1

    Vai começar – pelo menos os projetos – de recuperação ambiental da Fazendinha, aquela área às margens da BR-040 que serviu de bota-fora das enchentes.  O terreno fica em área de proteção e pertence à Reserva Biológica do Tinguá. Sem autorização para a operação, a prefeitura recebeu pena de multa de R$ 50 milhões do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e uma ação no Ministério Público que estabeleceu a recuperação da área degradada.

    Fazendinha 2

    Mas, ficamos curiosos. Porque a prefeitura diz que iniciou o projeto por meio da Comdep. Porém, a licitação para a contratação de empresa especializada para isso foi em setembro e deu deserta… Já a execução dos projetos será depois, feita pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

    A imagem é do Drone Imperial e aí dá para ver do alto a União e Indústria e os trechos que falamos dias atrás que estão prestes a desbarrancar. Além desses, há outros pontos críticos onde é visível o desmoronamento das margens do Rio Piabanha. A Defesa Civil que também tem drones podia dar uma olhada nisso.

    E a Barão?

    E a prefeitura anunciou que vai fazer o inventário botânico de 16 ruas e praças do Centro. O trabalho identificará condições fitossanitárias e urbanísticas, além de indicar ações de manejo e conservação das árvores. Longe de a gente se meter na vida da prefeitura, mas um dos locais onde caem mais árvores na cidade – com risco para motoristas e pedestres e atrapalhando o trânsito – é a Barão do Rio Branco que não está contemplada.  Ali não é uma questão urbanística, mas de segurança e urgente…

    Árvore encolheu

    Longe de a gente ficar botando pilha, mas o Natal Imperial vem reduzido este ano assim como foi a Bauernfest. A árvore de quase 35 metros na Praça da Liberdade foi reduzida para 20 metros e o túnel de luz na 16 de Março foi mantido, mas sem detalhes de sua extensão. A prefeitura anunciou a iluminação, mas ainda não abriu licitação para o serviço nem revelou custos que, em anos anteriores, ficavam em torno de R$ 3,5 milhões.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas