Depois da Assistência, Hingo Hammes vai mexer na Educação e SSOP: reforma visando 2022
E a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública vai para… o deputado federal Hugo Leal. E a pasta seria tocada por Rosângela Stumpf, ex-PSB de Rubens Bomtempo, hoje no PSD de Hugo Leal e de Leandro Azevedo, terceiro colocado nas eleições de 2020.
Ainda falta
A troca da Karina Bronzo, que está à frente da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública, ainda da cota de Bernardo Rossi, faz parte da mexida que o interino Hingo Hammes faz em seu governo provisório de olho nas eleições 2022, compondo em ritmo frenético. Passa ainda pela Educação e pela Assistência Social, essa já resolvida ontem.
Os bastidores
Com Hugo Bento como secretário de Assistência Social a pasta fica sob meia tutela do Republicanos, do secretário estadual Matheus Quintal, mas sem tanto, digamos poder. Inclusive o nome do vereador que tentavam emplacar (ou ele apenas tentava se emplacar) foi limado por causa disso. Hugo é da cota de Hingo Hammes e a pasta terá indicações dos Republicanos nos escalões menores, mas terá a ingerência direta do Gabinete.
Atuante nos bastidores
Para quem não está ligando o nome à pessoa: Hugo Bento era da cota do falecido Paulo Igor, foi diretor de informática da Câmara e na gestão de Hingo Hammes foi levado para a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública. É casado com a irmã do ex-vereador Thiago Damaceno que é enteada de Rosangela Stumpf, presidente local do PSD, casada com José Damaceno.
Já na educação…
Já na Educação, o professor José Luiz Lima cotado para assumir no lugar de Márcia Palma, colocou uma despedida em suas redes sociais. Está fora do Psol partido pelo qual concorreu a prefeito em 2020. Dizem que ficando nomeado apenas como cota pessoal do vereador Yuri Moura não deixa o Psol em saia justa. Mas tem gente que jura que ele vai para o PSB de Rubens Bomtempo.
Matem o mensageiro!
Tal qual Dario III, rei da Pérsia, que mandou executar o oficial que lhe levou a notícia da derrota de seu exército por Alexandre da Macedônia, os vereadores pedem logo a cabeça dos Partisans quando a gente conta as coisas. A gente só conta. Tem que cobrar de quem arquiteta. Se não fosse a gente vocês nem iam ficar sabendo… De nada!
Menos, gente. Bem menos.
E membros do PRTB foram às redes sociais denunciar que “estão tentando tomar o partido”, se referindo ao movimento do interino Hingo Hammes de cooptar todos os apoios possíveis para a sua candidatura.
Desidratado
Consta que todas as mudanças tem um alvo principal – depois do professor Leandro Azevedo. É para deixar Bernardo Rossi “desidratado”. De fato é uma operação abafa que vem dando resultado. Hoje o ex-prefeito vem perdendo muito espaço.
Contagem
Petrópolis está há 264 dias sem prefeito eleito pelo povo.
Ooooops!
Falando sobre o atendimento psiquiátrico em uma audiência pública sobre danos cerebrais a crianças quando a mãe grávida consome álcool, o vereador Gil Magno tascou: “a síndrome alcoólica fetal afeta até o feto”. Deve ser o cansaço, né gente?
Mas o que é isso, gente?
As cinco empresas que operam o transporte público em Petrópolis, juntas, possuem uma frota de 380 ônibus. Segundo a CPTrans a frota estaria rodando com 84% dos veículos, ou seja, 320 carros. Mas ontem havia 30 ônibus – entre PetroIta e Cascatinha – quebrados apenas na manhã (segundo as empresas parte das linha inoperantes por causa da chuva). Aí já é uma frota de apenas 76% da capacidade… São menos 100 ônibus circulando?
A gente conta ou vocês contam?
A Câmara de Vereadores aprovou projeto que proíbe a cobrança de sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais do município. Será que eles sabem que a legislação proíbe o uso de sacola plástica e por isso inventaram a sacola biodegradável que é cobrada justamente pra incentivar as pessoas a levarem as próprias sacolas reaproveitáveis, tipo as de pano?
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br