• Denúncias de irregularidades na eleição podem ser feitas por aplicativo do TSE

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/11/2020 21:00

    Os eleitores podem fiscalizar e fazer denúncias de irregularidades na eleição para prefeito, que ocorre neste domingo (29), por meio do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O aplicativo estimula a denúncia de propagandas eleitorais irregulares e outros crimes eleitorais informando o fato em tempo real. O Pardal pode ser baixado no Google Play (Pardal – Apps no Google Play) ou na App Store (‎Pardal na App Store).

    Denúncias

    Pela ferramenta, o cidadão pode fazer fotos e vídeos, relatar fatos e enviá-los para a análise da denúncia. Para as Eleições de 2020, o aplicativo disponibiliza um link próprio para que o cidadão possa registrar a denúncia junto ao Ministério Público Eleitoral do estado onde a situação ocorreu.

    Além do aplicativo móvel, o Pardal tem uma interface web, disponível nos sites dos TREs, para acompanhamento das denúncias.

    Identificação e pesquisa

    Neste ano, o aplicativo reforçou a identificação do cidadão que faz a denúncia, a fim de prevenir o anúncio de irregularidades com o uso de dados de terceiros, bem como o envio de notícia de irregularidade sem o preenchimento completo dos campos relativos ao tipo de denúncia e de dados de quem denuncia, entre outros itens.

    O aplicativo permite, também, pesquisar a denúncia por meio de número de protocolo.

    Criação

    O Pardal surgiu em 2014, sendo aprimorado ao longo de cada eleição. Para as Eleições 2020, o aplicativo voltou o seu foco para as denúncias de irregularidades cometidas na propaganda eleitoral.

    Últimas