• Denunciada à PF compra sem licitação envolvendo parentes de vereador e secretário de Bernardo Rossi

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/05/2020 04:01

    Compras…

    O vereador Silmar Fortes, ex-secretário de Saúde, e a Prefeitura teriam sido denunciados à Polícia Federal por compras sem licitação de materiais para o enfrentamento à Covid-19 em Petrópolis.  Uma das aquisições foi de 10 mil aventais descartáveis, ao custo de R$ 139 mil, contratados na empresa Tex Mídia,  que seria de Suzana Leite Fortes Troyack,  irmã do vereador Silmar e também do secretário de Meio Ambiente, Fernando Fortes. A denúncia foi feita por Leonardo França, ex-presidente da Comdep e correligionário de Rubens Bomtempo.

    …denúncias…

    França  postou foto em frente ao Ministério da Justiça, em Brasília, para provar que protocolou a denúncia.  Ao público nenhum dos citados fez qualquer menção de defesa nas redes sociais, mas internamente… paredes do ‘super Delca”, o departamento de licitações – que agora engloba também a Saúde –  comandado pelo secretário Marcus von Seehausen, tremeram. Juridicamente, a compra pode ter sido legal, mas politicamente vai dar dor de cabeça. 

    … e parentes

    França também disse em redes sociais que o prefeito Bernardo Rossi deveria exonerar todos os parentes de Silmar Fortes  e Fernando Fortes do governo: dois filhos, um sobrinho e um genro nomeados nas secretarias de Saúde e de Obras e no Hospital Alcides Carneiro. Mas, noves fora, se falar em nomeação de parentes em governo fica ruim pra Bomtempo também.

    Linha de frente 1

    O número de profissionais da saúde pública em Petrópolis afastados por contaminação ou suspeita de infecção pema Covid-19 pode parecer pouco em comparação com o total da categoria, mas já preocupa.  Dos 665 médicos que atuam na saúde pública, 43 estão afastados e dos 205 enfermeiros 40 estão de licença médica e mais 74 técnicos de enfermagem também estão afastados. 

    Linha de frente 2

    Uma das preocupações da gestão Bernardo Rossi, e especificamente no Hospital Nelson de Sá Earp, unidade de referência para o tratamento da Civid-19 é a falta de médicos. A equipe, por causa de licenças médicas, não está completa e quem está segurando as pontas, de fato, são os enfermeiros. Vereadores podiam dar uma olhada nisso.

     

    Taí as imagens que não nos deixam mentir: uma praia formada dentro do rio na altura do Palácio de Cristal, prainha particular das capivaras e garças.  As fotos são de Camile Abreu. 

    Testes não chegam 1

    A testagem da população para a Covid-19 é essencial, certo? E a prefeitura investiu R$ 500 mil na compra de 4 mil testes importados da China. Mas, até agora só chegaram 500.  Outros 1,2 mil testes foram enviados pelo governo do Estado, porém eles são diferentes e não são para todo mundo.

    Testes não chegam 2

    A preferência nestes testes do Estado são de profissionais da saúde e de segurança pública que estejam em atividade, além de pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança e maiores de 60 aos. Aí, em 15 dias, de 1,2 mil testes só foram usados 22.  Isso mesmo que você leu: 22. 

    Luz 1

    Olha, é muita licitação pros vereadores acompanharem, mas eles até que estão dando conta. Gilda Beatriz já viu irregularidades na licitação para iluminação do terminal Centro. Duas empresas, de Santo André, em São Paulo, participaram da cotação de preços com orçamentos parecidos. A terceira é a Vaac, de Petrópolis, responsável pela iluminação do Natal de 2018.  

    Luz 2

    As cotações das empresas paulistas discriminam apenas a venda das luminárias – 126 no total. Já a cotação da Vaac engloba também a colocação das luminárias. Ou seja, objetos de cotação diferentes.  Gilda apresentou denúncia ao Ministério Público. O ‘super Delca’, estrutura da Secretaria de Administração, vai ter que explicar como foi feito este processo. 

    CPI da Covid  1

    A Câmara de Vereadores tem o limite de três CPIs funcionando simultaneamente. E estão em trabalhos a CPI do Taxi, a CPI da Defesa Civil e a  CPI dos contratos de 2015 da Fundação de Cultura. Uma delas precisa ser extinta para que a CPI da Covid possa ser instalada. 

    CPI da Covid  1

    Leandro Azevedo já propôs a extinção da CPI da Defesa Civil e Gilda Beatriz corre atrás para que vereadores que têm outras CPIs na fila abram mão de registrá-las.  A missão de Gilda é difícil. Governo faz pressão sobre os vereadores para que não desistam de outras comissões em prol da CPI da Covid. 

    Fique em casa, mas aproveite para se divertir também. Hoje, às 19h, quem vai agitar a noite é o Trio DuBrá com um show especial no canal do Youtube Live Mix. Com o estilo inspirado nos grandes nomes da música brasileira, da genialidade de Cartola até a rebeldia de Cássia Eller, o trio faz uma mistura perfeita do tradicional com o moderno. Basta acessar e se inscrever no canal Live Mix do Youtube

     

     

    Últimas