• Demissão em massa dos trabalhadores da nova subida da serra já começaram

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  • 04/07/2016 17:24

    A demissão em massa dos funcionários que atuam na construção da nova subida da serra teve início hoje. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Siticommm), o consórcio responsável pela obra, do Grupo Triunfo, anunciou na semana passada a demissão de 310 funcionários. Hoje pela manhã, o Sindicato reuniu cerca de 360 trabalhadores no Km 102, da Rodovia BR-040, em Xerém, para anunciar o comunicado feito pelo Consórcio. No início da tarde, alguns dos colaboradores já tinham recebido a carta de demissão. O Sindicato informou que vai entrar com uma ação judicial coletiva para que eles recebam as rescisões. Por dia, o Siticommm vai atender 80 trabalhadores, para elaborar o documento. 

    O diretor do Sindicato, José Aílton, disse ainda que o consórcio informou que as demissões foram motivadas por conta da falta de repasse do Governo Federal. A previsão era que R$ 600 milhões seriam aportados pelo Ministério do Transportes e o restante pela Concer, concessionária que administra a rodovia. A obra havia sido estimada, inicialmente, em R$ 1,1 bilhão. Consultado sobre o assunto, o Ministério dos Transportes não se posicionou. 

    Para José Aílton, com apenas 50 funcionários, a construção vai, praticamente, parar. “Esse pequeno contingente vai atuar apenas na manutenção do túnel e para cuidar dos equipamentos. Com essas demissões, a construção da pista vai atrasar mais ainda”, disse. A construção teve início em 2013. Na época, contava com cerca de 1.200 trabalhadores e a previsão era de que a estrada ficasse pronta a tempo da Copa do Mundo, que aconteceu em 2014. Depois disso, foi prorrogada e a ideia era que fosse finalizada até a Olimpíada, que tem início no mês que vem. Recentemente, a concessionária divulgou o novo prazo – março de 2017. Na opinião do diretor do Sindicato, é mais um prazo que não será cumprido. 

    Ao todo, a obra está dividida em cinco fases. A primeira foi a implantação de uma nova praça de pedágio no Km 102, que substituiu a que ficava no Km 104, e também a duplicação do trecho da atual pista de descida da serra. Já a segunda compreendeu as obras situadas entre os Kms 97 e 87,5. A construção do túnel, de 4.618 metros de extensão, teve início na terceira fase. As próximas etapas são a construção do trecho final da nova subida e sua ligação com a entrada da cidade, pela atual pista de subida, no km 82. A ligação entre o Bingen e Quitandinha, uma das mais esperadas pelos petropolitanos, está prevista apenas no final da obra.








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