• Deguste Pré-Oktoberfest e 4ª edição da Oktoberfest Petrópolis prometem movimentar a cidade em junho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    4ª edição da Oktoberfest Petrópolis acontecerá entre os dias 16 e 19 de junho e 24 e 26 de junho no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava

    A tradicional festa alemã, inspirada na Oktoberfest de Munique, na Alemanha, está de volta. O evento acontecerá entre os dias 16 e 19 de junho e 24 e 26 de junho, com entrada gratuita, no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava.

    O evento, que promete movimentar a cidade, está com a programação quase fechada. Segundo um dos organizadores, Rodrigo Duarte, o público pode esperar animado pela festa. “Estamos muito felizes com o nosso retorno. Depois de 2 anos sem Oktoberfest, dá até aquele frio na barriga. É como se fosse o primeiro evento. Teremos atrações para todos os gostos e diversão para toda a família.”, conta. 

    Daqui a duas semanas, o Parque Municipal de Petrópolis estará de portas abertas com o melhor da gastronomia alemã, cervejas artesanais e danças típicas alemãs. Para a criançada, segundo Rodrigo, haverá um espaço kids. Além disso, a edição deste ano vai contar com jogos cervejeiros, batalhas vikings e outras atrações divertidas para o público. 

    Até lá, o público vai poder prestigiar a edição especial da Deguste, nos dias 10 e 11 de junho, na Praça da Águia. Um Pré-Oktoberfest para quem está com saudades da movimentação na cidade.

    Você sabia?

    Por dentro da colonização alemã em Petrópolis…

    Na implantação e desenvolvimento da cidade, os colonos alemães eram exemplos de determinação. Nas obras que realizaram, sempre respeitaram as condições naturais do local. Além disso, aliaram esse cuidado à perfeição na execução de tarefas minuciosas; o rendilhado em madeira nas varandas e o modelo europeu do calçamento em paralelepípedos das ruas da cidade são alguns exemplos. 

    Segundo registros históricos, em fevereiro e março de 1838, Koeler contratou imigrantes germânicos vindos do navio Justine para trabalhar na manutenção e conservação da Estrada da Estrela (Calçada de Pedras). Ao final da obra, algumas famílias se fixaram na região do Itamarati. Além de Koeler e sua família, mudaram-se para a serra seus auxiliares. A maioria também de origem germânica, como o arquiteto Theodoro Marx, que projetou a Casa dos Semanários, hoje Palácio Grão-Pará, João Meyer, Cristóvão Schaeffer, Teodoro Grote e outros.

    Em um outro navio, denominado Virginie, aportado no Rio de Janeiro, em 13 de junho de 1845, chegaram 161 pessoas a Petrópolis. A maioria dos colonos era da região de Hunsrück, na Renânia-Palatinato, onde existia uma integração de culturas. 

    Koeler promoveu o assentamento dos colonos em Quarteirões e os nomeou de acordo com a sua origem: Bingen, Castelânea (Kastellaun), Ingelheim, Mosela (Mosel), Nassau, Palatinato Superior, Palatinato Inferior, Renânia Central, Renânia Inferior, Siméria (Simmern) e Westfália. Planejou também duas vilas (Imperial e Theresa).¹

    ¹ Instituto Histórico de Petrópolis.

    Confira a programação completa da Oktoberfest Petrópolis nas redes sociais do evento.

    Últimas